A vitória sobre as holandesas Stam/Schoon por 2 sets a 1, nesta sexta-feira (2), foi especial para Carol Solberg, que faz dupla com Bárbara Seixas no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Paris. Neste dia, sua mãe, Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro, faria 64 anos.
Isabel morreu em 16 de novembro de 2022, aos 62 anos. Dois dias antes ela havia sido incluída no grupo de transição do esporte do futuro governo Lula (PT). Isabel passou mal, foi internada e morreu, em São Paulo, de Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA), deixando cinco filhos.
Carioca, Isabel foi a primeira grande estrela do vôlei feminino nacional. Brilhou primeiro nas quadras, sendo titular da Seleção Brasileira aos 16 anos, e depois migrou para a areia, sendo uma das precursoras do vôlei de praia no país.
Três de seus cinco filhos tiveram carreira na modalidade. Carol Solberg está na Olimpíada com Bárbara. Pedro foi bronze no Mundial de 2015 e campeão do circuito mundial em 2008.
Já Maria Clara, de 39 anos, se aposentou com três medalhas em mundiais de base.
Rumo às oitavas
Com parciais de 16/21, 21/17 e 19/17, Carol e Bárbara bateram as holandesas Stam/Schoon, se classificando em primeiro lugar do Grupo E. Elas entraram em quadra já garantidas nas oitavas de final.
A dupla brasileira espera agora para conhecer as adversárias e saber a data exata do próximo jogo. De acordo com o calendário da organização dos Jogos Olímpicos, as partidas das oitavas vão acontecer no próximo domingo (4) e na segunda-feira (5).