A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), no município de Pão de Açúcar, vistoriou três escolas públicas nessa terça-feira, 06. A inspeção, conduzida pela Defensora Pública Brígida Barbosa, aconteceu nas escolas Estadual Rosália Sampaio Bezerra, Municipal Ronalço dos Anjos e Unidade Municipal de Ensino Joaquim Fonseca.
Entre os problemas identificados nas unidades de ensino, estão: a ausência de extintores de incêndio, a falta de refeitório, a ausência de acompanhamento psicológico regular, mesmo em escolas com mais de 30 crianças diagnosticadas com deficiências, a inadequação do espaço físico (ventilação insuficiente, espaço reduzido, ventiladores danificados), as instalações sanitárias inadequadas, cozinhas e despensas deficientes e falta de áreas de recreação em escolas infantis.
Na Escola Estadual Rosália Sampaio Bezerra foram observados poucos problemas estruturais, porém a direção e o corpo docente mencionaram altos índices de gravidez na adolescência, além de casos de bullying.
A Defensoria Pública enviará ofícios ao Município e ao Estado de Alagoas solicitando informações e ações imediatas para resolver os problemas identificados. Além disso, planeja campanhas de conscientização para os pais e estudantes sobre bullying e gravidez na adolescência.