O Brasil não vai sair das Olimpíadas sem medalha no vôlei! E graças a seleção feminina, que bateu a Turquia por 3 sets a 1 (25-21, 27-25, 22-25 e 25-15) neste sábado e ficou com o bronze. Assim, mantém uma sequência de 36 anos ininterruptos de pódios olímpicos para a modalidade.
O time de Zé Roberto tinha uma missão psicológica difícil: levantar a cabeça depois da dura derrota para os Estados Unidos e lutar pelo pódio. As próprias jogadoras da seleção admitiam que sentiam que o bronze era pouco. Mas o time mostrou que o queria mesmo assim!
O Brasil até saiu atrás nos primeiros pontos do jogo, mas logo mostrou que tinha virado a página. Dominou o primeiro set e venceu uma batalha no segundo. Depois, até vacilou na terceira parcial. Mas voltou com tudo para fechar a partida em 3 a 1.
O grande destaque da partida foi Gabi. Ela mesma disse que poderia ter jogado mais contra os EUA e prometeu que seria diferente na disputa do bronze. Definitivamente foi! A estrela da seleção brasileira venceu um set praticamente sozinha: foram incríveis 28 pontos na conta dela.
A medalha evita que perca uma sequência incrível de 32 anos no vôlei nas Olimpíadas. A modalidade ficou sem medalha pela última vez em Seoul, em 1988. Desde então, foram incríveis 11 pódios, sendo cinco com os homens (três ouros e duas pratas) e seis com as mulheres (dois ouros, uma prata e agora três bronzes).
O bronze marca também a quinta medalha olímpica para o técnico Zé Roberto. Ele tem agora três ouros (um com a seleção masculina), uma prata e um bronze.
É também a última medalha do Time Brasil nas Olimpíadas, já que não há mais representantes do país em ação. A delegação fecha a conta com 20 pódios no total: 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes.