A espera está chegando ao fim. O Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como “Enem dos concursos”, acontece neste domingo (18).
Esse é o maior concurso da história do país em número de inscritos, passando dos 2 milhões. É que, pela primeira vez, uma seleção reúne mais de 6 mil vagas para 21 órgãos federais, com exames aplicados em todo o Brasil.
Desde que foi anunciado pelo governo federal, em setembro do ano passado, o exame sofreu uma série de mudanças. A principal delas foi no cronograma.
Inicialmente, as provas seriam aplicadas em 5 de maio, mas foram adiadas dois dias antes por causa da chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.
Com a alteração da data, mais de 30 mil candidatos desistiram do concurso e solicitaram o reembolso da taxa de inscrição, provocando também uma mudança no perfil dos inscritos (confira o raio-X dos candidatos).
O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), que é o responsável pelo concurso, também flexibilizou algumas regras, como a liberação de folhas para anotar as alternativas assinaladas nas provas.
Abaixo, você confere as principais mudanças feitas até agora no “Enem dos concursos”.
Cronograma do concurso
Na última sexta-feira (9), o Ministério da Gestão retificou os oito editais do concurso. Algumas datas do cronograma foram alteradas porque coincidiam com o fim de semana das eleições municipais, em outubro.
- Aplicação das provas: 18/08
- Divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h): 18/08
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20/08
- Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10/09
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 08/10
- Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21/11
- Início da convocação para posse e cursos de formação: janeiro/2025
Locais de prova
Os candidatos foram distribuídos em locais de prova de 228 cidades, levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.
Os endereços já haviam sido divulgado antes do adiamento das provas, mas, depois disso, alguns deles sofreram alterações. O local certo onde cada candidato fará a prova está no cartão de confirmação publicado no dia 7 de agosto.
As pessoas foram distribuídas em 3.647 locais de provas, em 72.041 salas para aplicação do exame. Além disso, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.
Desde o dia 9 de fevereiro, não é mais permitido mudar a cidade de realização do exame.
Porém, “se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante, é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção”, afirma Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso.
Para solicitar correções no cartão de confirmação, os candidatos devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800 701 2028.
Folha de respostas
Os inscritos receberão duas folhas, que poderão ser levadas para casa, para anotar as alternativas que irão colocar nas provas.
Essa medida faz parte de um acordo em ação civil pública da Defensoria Pública da União. Antes disso, o governo havia determinado que os candidatos não poderiam levar qualquer tipo de anotação. Caso contrário, correriam o risco de eliminação.
Uma folha será para as provas no período da manhã e outra, à tarde. Elas serão uma espécie de rascunho do cartão de respostas, com o número exato de questões de cada turno.
“A folha da manhã não pode ser levada para dentro da sala no período da tarde, devendo ser guardada no envelope oferecido pelos fiscais para guardar utensílios pessoais como telefones e chaves”, afirmou o MGI.
Vale ressaltar que aqueles que desejarem levar para a casa as folhas com as anotações deverão aguardar até os últimos 30 minutos de prova.
Raio-X dos candidatos
O Ministério da Gestão informou que 31.050 pessoas desistiram do concurso e solicitaram o reembolso da taxa de inscrição. Com isso, o raio-X dos candidatos – divulgado em fevereiro – sofreu algumas mudanças.
O total de inscritos confirmados é de 2.114.128. Desses, 1.118.404 são mulheres e 925.741 são homens.