Nesta quinta-feira (15), a Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) desencadeou uma operação na Grande Maceió visando suspeitos de integrar uma facção criminosa. Um dos detidos na ação é um homem de 34 anos, acusado de ser o chefe de disciplina de um grupo que atua na cidade de Rio Largo.
A operação foi executada pela Delegacia de Homicídios de Rio Largo com o apoio da Diretoria de Polícia Judiciária 1 (DPJ1), do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) e da Operação Policial Integrada Litorânea (Oplit). A coordenação da ação ficou a cargo dos delegados Daniel Mayer, diretor da DPJ1, e Rosimeire Vieira, titular da Delegacia de Homicídios de Rio Largo.
“Essa ação de hoje parece até rotina e, na verdade, é mais uma ação de combate a células de facções criminosas, causando desconforto à sociedade, atendendo a diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral”, afirmou o delegado Daniel Mayer.
A delegada Rosimeire Vieira destacou a prisão do homem identificado como o chefe da disciplina de uma facção que já possuía três mandados de prisão por crimes de homicídio.
“Ele tinha o papel de liderança de um dos braços de uma facção, atuando como chefe de disciplina dos membros do grupo. As investigações apontam que ele ordenava assassinatos em Rio Largo”, disse a autoridade da PC-AL.
Além dele, outro membro de alto escalão da Orcrim foi preso, um jovem de 19 anos, acusado de cumprir ordens diretas do chefe de disciplina, incluindo a execução de homicídios. Ele foi localizado no bairro da Pescaria.
Ambos os mandados de prisão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.