Um homem, identificado como Jenesis Maurício da Silva, conhecido como ‘Chumbinho’, acusado de tentar assassinar a ex-companheira com 12 facadas em dezembro do ano passado, foi condenado a 11 anos de reclusão a ser cumprido inicialmente em regime fechado.
O julgamento aconteceu na quinta-feira, 22, e foi presidido pelo juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins. O promotor de Justiça Sitael Jones Lemos foi o responsável pela denúncia e sustentação do júri.
Nas primeiras horas da manhã de 17 de dezembro de 2023, o réu tentou assassinar a ex dentro de uma residência, localizada na Rua Alto da Pólvora, bairro Santo Antônio, em Penedo. Utilizando uma faca, tipo peixeira, ele desferiu cerca de 12 golpes na vítima. O caso aconteceu na presença do filho da mulher.
Consta nos autos que a vítima estava em casa, na companhia de familiares e amigos, após comemorar seu aniversário em um bar da cidade quando o acusado apareceu no imóvel e esfaqueou a vítima em diversas regiões do corpo. Ela foi socorrida por familiares à Unidade de Pronto Atendimento de Penedo. A motivação do crime seria ciúmes.
Em depoimento, a vítima relatou que estava separada do acusado há cerca de seis meses e no dia do crime comemorava o aniversário em bar quando o acusado chegou sem ser convidado. Ele quis causar confusão com um amigo da vítima que participava das comemorações e a mulher acabou interferindo, inclusive, o expulsando do local. Por volta das 5h30, o acusado esteve na casa da vítima alegando que foi humilhado em público por ela e acabou a esfaqueando.
A acusação sustentou que o acusado não consumou o feminicídio por circunstâncias alheias à sua vontade e que o atentado teria sido praticado contra a vítima por ser mulher uma vez que o crime envolve violência doméstica e familiar.
Após todos os trâmites, o Tribunal do Júri entendeu que Jenesis Maurício era culpado e decidiu por sua condenação. Na sequência, o magistrado fixou a pena em 11 anos de reclusão.
Com a sentença aplicada, o homem cumprirá a pena no Presídio de Segurança Máxima do Agreste.