Buscas pelo nome de Pablo Marçal sobem após ter redes sociais suspensas, diz levantamento

BANDBuscas pelo nome de Marçal sobem após ter redes sociais suspensas, diz levantamento

Buscas pelo nome de Pablo Marçal sobem após ter redes sociais suspensas, diz levantamento

A decisão da Justiça de suspender os perfis de Pablo Marçal nas redes sociais aumentou as buscas por ele no Google. Os dados foram levantados pelo especialista Renato Dolci no intervalo entre 1 de julho e 25 de agosto e passados com exclusividade à CNN.

Até a suspensão, ocorrida no sábado (25/8), a média de buscas pelo nome dele no Google era de 3 milhões por dia. Após a decisão, no próprio sábado atingiu 10 milhões e desde então vem se mantendo em uma média diária de 6 milhões de buscas diárias.

“Ele atingiu o pico de buscas. Se a estratégia era o calar, a ‘censura; o fez subir como nunca. No Google, no último mês, 92% das pesquisas ao nome de Boulos trazem o nome de Marçal junto. No caso de Nunes, 65% das pesquisas trazem o nome de Marçal junto”, disse Dolci.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA

MARÇAL É ASSUNTO DOS ADVERSÁRIOS

O especialista também aponta que o candidato virou o principal assunto dentre os apoiadores dos seus adversários na disputa paulistana.

“Os apoiadores de todas as campanhas falam mais de Marçal do que de seus próprios candidatos: 78% dos usuários que falam de Boulos, falam de Marçal. O contrário também é verdadeiro: 72% dos usuários que falam de Marçal, falam de Boulos. Já Nunes, nos dois casos, fica abaixo de 10%. Os eleitores de Tabata falam de Marçal em 58% do tempo. Marçal já conseguiu entrar e em pouco tempo, se colocar como o principal candidato da direita”, afirmou Dolci.

Questionado dos motivos desses números, o especialista digital afirma que o conhecimento prévio de como as redes funcionam dão melhores condições para ele atuar nelas.

“Marçal é o primeiro candidato ‘digital native’, sabe usar a internet, suas estruturas e conhece seus caminhos. Além disso, já tem toda uma estrutura digital montada para seus cursos e empresas e o que fez foi redirecionar isso para a campanha, em modelo de marketing de afiliação”, diz.

De acordo com ele, há no grupo do Discord, mais de 90 mil usuários que cortam seus vídeos todos os dias em troca de dinheiro por números de visualizações.

“Os perfis usam os debates pensados para isso. Se antes eram feitos para a TV, Marçal os usa para criar material bruto para os cortes.”

“Não por menos, os três conteúdos que mais repercutiram positivamente sobre Marçal, saíram dos debates: chamar Boulos de “comedor de açúcar” (21%), chamando Boulos de “cheirador de cocaína” (15%) e a carteira de trabalho (11%). Sua entonação e retórica, falas rápidas e frases de efeito são totalmente pensados e formatados para o digital e, de fato, funcionam: somam 600 milhões de visualizações no último mês dentro do TikTok e há mais de 86 mil recortes espalhados pela rede”, afirma Dolci.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário