Paulo Dantas anuncia a entrada de mais estagiários do Programa Primeiro Emprego

Ao direcionar o seu discurso para os novos estagiários, governador Paulo Dantas ressaltou que o momento econômico favorável que o governo vivencia.  Fotos: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, na manhã desta sexta-feira (30), de um encontro com mais de 500 estagiários cadastrados no Programa Primeiro Emprego.  Denominado “Primeiro Emprego 360°”, o evento lembrou o Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto. Durante o encontro, no Teatro Deodoro, foi anunciada a divulgação do resultado de mais uma seleção de estagiários pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Durante o evento, o governador recomendou aos estagiários para que não deixem de abraçar essa experiência de atuar nos órgãos públicos estaduais, que é uma grande oportunidade de aprendizado para o acesso ao mercado de trabalho.

 

“Foram quase três mil inscritos nessa nova seleção de estágio do Programa Primeiro Emprego. A Seplag está aguardando a lista de necessidades das secretarias, para fazer esse chamamento, mas com certeza serão muitas vagas e à medida que houver necessidade, nós vamos convocar mais estagiários. A quem tem essa oportunidade, não deixem de abraçar essa experiência de atuar nos órgãos públicos estaduais, que é uma grande oportunidade de aprendizado para o acesso ao mercado de trabalho”, discursou Paulo Dantas.

 

Paulo lembrou, ainda, o governo conta com secretárias de Estado que iniciaram suas carreiras no programa de estágio do Estado, a exemplo de Paloma Duarte, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), e Bárbara Braga, do Turismo.

 

“Temos também tantas outras pessoas que estão na iniciativa privada, tocando outros empreendimentos e negócios. O estágio é experiência ímpar, que vale muito a pena abraçar essa oportunidade e aprender a ser solidário, ser tranquilo, entender as diferenças, entender a opinião do outro, saber que a vida é assim mesmo, cada um tem uma posição e a gente tem que ter maturidade. Todo dia, a gente aprende como me posicionar melhor, como falar melhor, como ser mais educado, como ser mais gentil, como conseguir concluir os nossos projetos com leveza e não tem nada melhor do que você trabalhar, e eu que gosto mesmo de trabalhar, que trabalho muito”, destacou.

 

O governador aproveitou para agradecer a todos os servidores e estagiários do estado, em especial da Seplag, responsáveis pelo Programa Primeiro Emprego e da Escola de Governo, que promove capacitações aos servidores e estagiários do Estado.

 

“A  gente vive um momento de muita entrega, de muitos resultados positivos, de indicadores impactantes em todas as áreas e estamos alcançando esses resultados graças ao comprometimento de todos vocês que são secretárias, secretários, superintendentes, secretários executivos, gerentes, estagiários, servidores efetivos e comissionados, que se dedicam, que acordam cedo, que entendem que a participação, que a boa vontade, que o espírito público, que o respeito às instituições, à democracia, é fundamental para nós termos um estado melhor”, elogiou.

 

 

Prêmios nacionais

À frente da Seplag, a secretária Paula Dantas deu as boas-vindas aos estagiários e agradeceu pelo trabalho deles no Estado, e enfatizou aos estudantes que a bagagem de conhecimento durante o estágio no Estado, eles vão levar pra sempre.

 

“Quando vocês forem atrás de emprego, depois de serem estagiários, eu não tenho dúvida que essa bagagem do primeiro emprego, de ter sido estagiário do governo de Alagoas, vai fazer toda a diferença”, reforçou.

 

 

Paula Dantas acentuou que o programa de estágio do Estado de Alagoas, na gestão de Paulo Dantas, já ganhou vários prêmios nacionais.

 

“Já temos quase dois mil estudantes que fazem parte do primeiro emprego e hoje a gente já vai lançar o resultado do novo edital e teremos novas pessoas fazendo parte de todas as secretarias”, anunciou a secretária. “Sem vocês o trabalho não anda, porque a gente tem muito trabalho, a gente está no estado todinho e vocês ajudam a gente a colocar a mão na massa. Então hoje a palavra é de gratidão”, finalizou.

 

 

A coordenadora do Programa de Estágio Primeiro Emprego, Rose Damas, explicou que o objetivo do programa Primeiro Emprego é promover a diversidade e a pluralidade dentro do serviço público.

 

“Olhar para vocês, dá uma olhada para vocês, como vocês são diferentes, como vocês são maravilhosas, e isso é reflexo da sociedade dentro dos nossos órgãos”, falou Rose ao se dirigir aos estagiários.

 

Ela salientou que o programa existe há três anos e trata-se de uma política pública do Estado. ” Nesses três anos, a gente teve mais de 20 mil inscritos estudantes universitários inscritos no programa. Óbvio, que nem todos conseguem ter oportunidade de estágio, mas realmente os que estão aqui são privilegiados, assim como os órgãos que têm vocês”, disse.

 

A estudante de Ciências Contábeis, Priscila Batista, 36 anos, está estagiando no setor de finanças da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na área de empenhos e liquidações. Para ela, o estágio está sendo um diferencial para sua formação.

 

“Estou aprendendo muito nesse estágio, pois percebi como é diferente o setor de finanças no setor público e no setor privado”, disse Priscilla.

 

Esse diferencial despertou o interesse em trabalhar no setor público e já está nos seus planos investir nos concursos públicos para alcançar o tão sonhado espaço no mercado de trabalho.

“Quem teve a iniciativa desse programa de estágio no Estado está de parabéns, porque além da oportunidade de aprendizagem na prática, a remuneração é um diferencial, além da seleção permitir a oportunidade de qualquer um conquistar sua vaga por mérito “, destacou a estudante.

 

De 2021 até agora, de acordo com a Seplag, o Programa teve 18.751 cadastrados. Atualmente, são 1.571 contratados, sendo 938 mulheres e 633 homens. Desses, 145 são indígenas de diversas etnias. O programa, geralmente, tem duração de 6 meses a 2 anos e oferece vagas em diversas áreas, como Administração, Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, entre outras.

 

 

Os contratados recebem uma bolsa no valor de um salário-mínimo, seguro contra acidentes, mais auxílio transporte. Carga horária de 30 horas semanais (6 horas diárias); capacitação pela Escola de Governo. Os cinco cursos mais solicitados pelos órgãos são: Direito (37,81%), Administração (9,55%), Ciências Contábeis (6,07%), Ciências da Computação (3,72%) e Nutrição (2,99%).

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário