Um vazamento em um trecho da adutora que conduz água tratada para Maribondo ocasionou, nesta segunda-feira (2), irregularidade no abastecimento do município de Maribondo. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já enviou uma equipe técnica ao local para realizar os reparos necessários na tubulação.
Devido à complexidade da manutenção, a previsão é que a adutora retome sua operação em até 36 horas, ou seja, até o final da tarde desta quarta-feira (4). Assim que o serviço emergencial for concluído, a Casal retomará o fornecimento de água de qualidade para que a Verde Alagoas possa distribuir à população.
Sistema Coletivo do Sertão
Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalham também na manutenção emergencial do conjunto motobomba integrante da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) do Canal do Sertão, situada em Água Branca.
O equipamento sofreu uma falha mecânica, resultando na redução do fornecimento de água para os municípios de Água Branca, incluindo o povoado Lajedo do Couro, e em Mata Grande, abrangendo os povoados Tinqui, Boqueirão, Moreira, Conceição e Lagoa das Pedras.
A previsão da Companhia é concluir o serviço de manutenção em até 72h, isto é, até o final da tarde da quinta-feira (5). A partir de quando a água voltará a ser bombeada gradativamente até atingir a vazão normal de funcionamento do Sistema Coletivo do Sertão.
Vale ressaltar que a distribuição de água para o município de Mata Grande é efetuada pela concessionária Águas do Sertão. Já os povoados de Água Branca o sistema é operado pela Companhia.