Impulsionando o turismo do estado e expandindo a promoção do Destino Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur cumpriu uma intensa agenda de eventos durante todo o mês de agosto. O calendário contou com capacitações de mais de 5 mil agentes de viagens, apresentações do destino, famtours e roadshows, estreitando laços e fortalecendo importantes parcerias para o setor turístico do estado, consolidando a estratégia do Governo de Alagoas.
A Secretaria de Turismo iniciou o mês recebendo cerca de 400 agentes de viagens da operadora Viagens Promo, para quatro dias de imersão sobre o Destino Alagoas na capital do estado. Seguindo com a agenda de eventos, a equipe Setur embarcou para o Rio de Janeiro levando os atrativos turísticos alagoanos para a Arena Abreu, que aconteceu de 4 a 7 de agosto. Agosto começou com importantes eventos, com uma programação repleta de capacitações e promoções sobre o destino. Ainda no Rio de Janeiro, a Setur esteve presente no Salão de Turismo, importante evento organizado pelo Ministério do Turismo, marcando presença com um stand apresentando as nossas experiências, levando a gastronomia, cultura e artesanato alagoano.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o mês de agosto esteve repleto de muito trabalho para a Secretaria de Turismo, inúmeros agentes de viagens foram capacitados para vender cada vez mais e melhor o Destino Alagoas, além dos diversos eventos que a Setur marcou presença promovendo o turismo do estado.
“No decorrer do primeiro semestre do ano a Secretaria de Estado do Turismo participou de importantes eventos de promoção ao Destino Alagoas. Neste segundo semestre não será diferente, seguimos trabalhando comprometidamente para promover o nosso turismo a nível nacional e internacional. Reflexo disso é a intensa agenda que cumprimos neste mês de agosto, levando os nossos atrativos turísticos para diferentes estados brasileiros nos eventos nacionais. Além de receber em nosso próprio destino eventos fundamentais para impulsionar Alagoas, recepcionando entre agentes, operadores e fornecedores do setor turístico”, finalizou a secretária de Estado.
Agentes internacionais no Destino Alagoas
Alagoas também recepcionou, ao longo do mês, três grupos da All Seasons – operadora parceira da Argentina – para um turismo de familiarização em diferentes destinos no estado. Também chegaram ao Destino Alagoas agentes de viagens da operadora Lozada Viajes e agentes vindos do Uruguai para conhecer os atrativos turísticos de Alagoas, podendo se familiarizar com o destino para, assim, vender aos seus clientes com mais propriedade.
De olho na próxima temporada de cruzeiros
No dia 28 de agosto, representada pela Marília Herrmann, secretária executiva do Turismo de Alagoas, a Setur marcou presença no 6º Fórum CLIA Brasil, que abordou temas como competitividade e inovações, navegando rumo à descarbonização e estratégias estaduais, por exemplo. A expectativa é que tenha 33 paradas no porto e mais de 148 mil leitos disponíveis para a temporada 2024/25.
Promoção e capacitação
O mês foi marcado por diversos eventos voltados para profissionais do setor turístico, capacitando mais de 5 mil pessoas. Foram oito eventos realizados em Alagoas, com cerca de 2.500 agentes de viagens capacitados, sete eventos nacionais, capacitando 2.300 profissionais, além de um evento internacional, que teve mais de 200 agentes de viagens conhecendo todas as riquezas turísticas do nosso destino para vendê-lo com mais propriedade.
Alagoas em evidência para profissionais do turismo
Seguindo as estratégias, ao lado do Governo do Estado, a Setur participou do Roadshow Princípios, nos Workshops da Azul e da Diversa, além de eventos na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo.
Entre os dias 29, 30 e 31, o nosso estado sediou a 3ª edição do Entur Summit, evento que garante interações e rodadas de negócios para mais de mil profissionais do segmento turístico.
A Secretaria de Estado do Turismo também promoveu as regiões turísticas alagoanas na 26ª edição da AVIRRP, que aconteceu em Ribeirão Preto, São Paulo, com o apoio do Governo de Alagoas. Vale lembrar que, para a temporada 24/25, o nosso estado tem 3 voos semanais garantidos de Ribeirão Preto para o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, operados pela Azul Viagens.
De acordo com Paulo Kugelmas, superintendente de Promoção e Marketing da Setur, o mês foi além das expectativas, tanto em relação aos eventos quanto na importância de cada um para o setor no nosso estado, tendo em vista a consolidação alagoana no turismo nacional e internacional.
“Agosto conseguimos colocar em prática tudo aquilo que pensamos, em conjunto com o Governo do Estado, para promover Alagoas com a eficácia e da melhor forma, principalmente se tratando de profissionais do segmento, que vieram de outros lugares, conhecer cada atrativo incrível que nós possuímos por aqui. Além disso, conheceram de perto a nossa infraestrutura e sabem que estamos prontos para recebê-los com uma frequência maior, para trocarmos experiências”, disse Paulo Kugelmas.
Alagoas recebeu ainda a 10ª edição do B2Meet FRT, em uma parceria público-privada entre a Setur e a FRT Operadora, com o apoio da hotelaria alagoana, promovendo a capacitação de cerca de 300 profissionais da operadora, a 2ª edição do Workshop Brasil da Diversa, também em parceria com a Setur, e percorrendo os municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, além de uma rodada de negócios com cerca de 20 empreendimentos hoteleiros do segmento de luxo do estado, em parceria com a Alagoas Luxury Convention, no último dia 28, por exemplo.
Para fechar o mês, no sábado (31), o nosso estado também sediou a 3ª edição do Festur, que aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e contou com a presença de cerca de 800 profissionais do segmento turístico, além da presença da secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.