Os alagoanos e turistas que vão curtir este final de semana de feriado da Independência – data comemorada neste sábado 07 – nas praias do Litoral Sul, Norte e na Capital Maceió devem ficar atentos à qualidade da água dos locais escolhidos, para que os dias de lazer não se tornem desagradáveis.
Nesta sexta-feira, 06, o boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), relata que dos 66 pontos do litoral alagoano analisados a partir de coletas feitas na última quarta-feira (04), sete devem ser evitados; um litoral sul; outros dois pontos no litoral norte; e quatro em Maceió.
Veja também: Confira a previsão do tempo para o feriado de 7 de setembro em Maceió
No litoral sul o ponto localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, está impróprio para banho.
No litoral norte, os pontos localizados na praia de Maragogi – um em frente à Foz do Rio Maragogi, na AL-101 Norte, e outro em frente à Foz do Rio Persinunga, devem ser evitados.
Já em Maceió, as áreas a serem evitadas estão localizadas na praia da Avenida, na Av. da Paz, em frente ao Posto Shell e na interseção da Av. Assis Chateaubriand com a rua Barão de Anadia; na praia de Jatiúca, na Av. Álvaro Otacílio, em frente ao Hotel Maceió Atlantic; e na Praia de Cruz das Almas, na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, frente ao RITZ Residence.
Entenda:
A Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, estabelece os seguintes Critérios de Balneabilidade:
- As praias são consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água.
- As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.
CONFIRA AQUI OS TRECHO PRÓPRIOS E IMPRÓPRIOS PARA BANHO