TRE realiza reunião com candidatos e representantes de partidos de Junqueiro e Teotônio Vilela

A disputal eleitoral deste ano nas cidades de Junqueiro e Teotônio Vilela tem sido acirrada e marcada por brigas afiadas entre grupos ligados aos candidatos a prefeito dos municípios. Por conta disto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) realizou com os candidatos e representantes de partidos e coligações uma reunião com o intuito de discutir assuntos típicos do período eleitoral e orientações sobre propaganda. No encontro, também foi falado sobre o acirramento de ânimos na região.

O encontro, ocorrido na quinta-feira, 12, contou com a presença do juiz eleitoral da 34ª Zona, Mario de Medeiros Rocha Filho, o juiz Alexandre Machado, da Junta Eleitoral, e o promotor eleitoral Magno Alexandre Ferreira Moura. A reunião serviu ainda para esclarecer alguns pontos que estão sendo divulgados pelas redes sociais.

Segundo o TRE/AL, a questão da tensão eleitoral nos municípios foi discutida durante o encontro. Contudo, não houve aprofundamento da questão.

A informação de que o magistrado Alexandre de Machado teria sido nomeado juiz presidente da 60ª Junta Eleitoral por conta dos ânimos acirrados nas cidades também não foi confirmada. Conforme do TRE/AL, a nomeação aconteceu no dia 08 de agosto,  bem antes da reunião. Como juiz presidente, ele tem como atribuição atuar como auxiliar na racionalização e otimização da prestação jurisdicional no período eleitoral, também inspecionar os locais de votação que compõem a Junta Eleitoral sob sua responsabilidade. Assin sendo, a nomeação não seria uma ação para prevenir violência política em Junqueiro.

Sobre a atuação de guardas municipais e integrantes da Secretaria de Segurança do município de Junqueiro, o promotor eleitoral da 34º Zona esclareceu que quem detém o poder de polícia no período eleitoral e, especialmente, em atos de propaganda eleitoral nas ruas, são os membros do Poder Judiciário.

Em relação ao aumento de efetivo policial para manter a segurança das cidades, a Polícia Militar de Alagoas ainda não enviou ao TRE a relação com o incremento de policiais na região. Segundo o TRE, existe em tramitação no Tribunal um pedido de reforço de tropas federais para os municípios de Junqueiro e Teotônio Vilela, mas ainda não houve o julgamento pelo Pleno do TRE/AL.

Na  manhã da próxima terça-feira (17), a Polícia Militar de Alagoas realizará uma reunião com os oficiais que estarão à frente do policiamento em Maceió e nos demais municípios alagoanos durante o pleito das eleições municipais de 2024. O encontro ocorrerá no auditório da Uninassau, bairro do Farol, em Maceió e tratará sobre as diretrizes de policiamento no período eleitoral.

Ânimos acirrados

Diversos vídeos circularam nas redes sociais nos últimos dias e é possível observar a tensão política nas cidades de Teotônio Vilela e Junqueiro.

Em um dos vídeos, aliados de um candidato a prefeito por Junqueiro são acusados pela oposição de compra de voto e um dos elementos aparece armado e se dizendo policial. Em outro, algumas pessoas aparecem em residências de moradores da zona rural realizando uma pesquisa de intenção de voto e são intimidados pela oposição.

As cidades citadas são bercos eleitorais das famílias Pereira e Silva, que possuem domínio político e econômico nos municípios.

Em Junqueiro, o prefeito Leandro Silva está concorrendo a reeleição enquanto o ex-deputado estadual Joãozinho Pereira  tenta se eleger prefeito do município. Joãozinho Pereira está internado em um hospital de São Paulo desde o mês passado após complicações de uma anestesia. Sua campanha está sendo realizada por familiares.

Já em Teotônio Vilela, a disputa eleitoral para o cargo de prefeito segue entre Peu Pereira, atual prefeito, e o empresário Valdir Silva.

 

Veja Mais

Deixe um comentário