Planeja curtir os dias de folga nas praias do Litoral de Alagoas? Já conferiu como está a qualidade da água do local que você escolheu para curtir o feriado prolongado de Emancipação Política de Alagoas? Se ainda não checou estas informações, saiba que estes dados podem evitar transtornos em seu passeio e garantir o bem-estar da sua família.
Esta semana, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) coletou para avaliação amostras de 66 trechos, compreendidos entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi. A análise aponta que 58 pontos apresentaram a qualidade da água boa e estão liberados aos banhistas. Já outros oito foram classificados como impróprios e devem ser evitados.
No litoral sul, apenas o ponto, localizado a 300 metros da Foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, segue proibido ao banhista. Outros 22 pontos foram considerados limpos e podem ser desfrutados pelos banhistas.
Já em Maceió, 14 áreas foram aprovadas para banho e seis estão inadequadas. No litoral norte, o ponto que fica em frente ao Rio Persinunga, em Maragogi, não é apropriado para banho.
Para classificar a praia como própria, o IMA avalia as amostras de água coletadas no mesmo local e em uma das cinco semanas anteriores. Para ser liberada ao banhista, o resultado não deve exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. Já o local considerado impróprio apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.
O órgão ambiental recomenda que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de floração de algas, principalmente no trechos das praias da Avenida ao Sobral.
Confira os pontos próprios e impróprios abaixo: