Todos nós vivemos uma frenética corrida em busca de sucesso e realização, mas, será que isso realmente nos traz felicidade? Nunca se notificou tanto descontrole emocional como nos últimos anos. De acordo com estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o primeiro no ranking dos países mais ansiosos do mundo e o quinto mais depressivo.
Uma pesquisa realizada recentemente pela plataforma Neurotech Sapien Labs, apontou que o Brasil está na quarta colocação do ranking dos países com a pior taxa de saúde mental do planeta.
Para a Psicóloga Clínica Maria Edneide, uma série de fatores contribuem para a difícil realidade enfrentada pelo Brasil quanto à saúde mental da população, dentre os mais relevantes estão a desigualdade social, que, por sua vez, reflete no aumento da violência e do desemprego, além da pressão social e dos fantasiosos estilos de vida ‘ideais’.
“A insegurança sobre o futuro, de modo geral, pode levar à depressão e à ansiedade. É importante também ressaltar que a pandemia da Covid 19 trouxe muitos desafios, como o isolamento social, o medo da doença e a perda de entes queridos”, ressalta a psicóloga. Para Edneide, outro fator agravante é a falta e/ou o difícil acesso a tratamentos de qualidade. Falhas no acompanhamento e tratamento continuo podem levar indivíduos com problemas psicológicos a uma piora significativa em seu quadro, resultando, muitas vezes, em medidas extremas para alívio da dor e resolução dos problemas, como assassinatos e suicídio. A especialista aponta a logoterapia como uma alternativa eficaz e que, quando bem trabalhada, pode evitar grandes tragédias.
Diferente de outras terapias que focam nos problemas e sintomas, a logoterapia se concentra em encontrar um sentido para a vida. De acordo com a argumentação científica dessa técnica, é possível encontrar um propósito maior para todas as questões conflitantes da mente humana, o que pode ajudar as pessoas a superar desafios e viver melhor.
O tratamento de logoterapia se baseia em três pilares principais: Vontade de Sentido, Liberdade de Escolha e Responsabilidade Pessoal, estes eixos geram no indivíduo a necessidade de refletir sobre a liberdade e capacidade de escolha, as consequências das escolhas tomadas e a importância e propósito de cada pessoa.
“A logoterapia oferece uma perspectiva poderosa sobre a natureza humana e como podemos encontrar significado, mesmo nas situações mais desafiadoras. Ao focar na busca pelo sentido da vida, essa abordagem terapêutica nos encoraja a viver de maneira mais plena e autêntica, ajudando-nos a superar adversidades e a encontrar propósito em nossas vidas” conclui a logoterapeuta.
A pergunta que não calar é: O que você tem feito para encontrar seu próprio propósito e viver melhor, mesmo nas adversidades?
*Psicológa Clínica