O município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas, recebe a equipe itinerante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) nesta quarta-feira (26), para a realização de coleta de sangue. A ação ocorrerá das 9h às 16h, no Hospital Regional do Norte (HRN), situado no bairro Mangazala.
Para praticar o gesto nobre que pode salvar até quatro vidas, o Ministério da Saúde (MS) determina que o voluntário deve ter boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. Os candidatos também não podem ter ingerido alimentos gordurosos e nem bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.
No ato de doação é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Já no caso dos voluntários acometidos por doença de chagas, aids e sífilis, o procedimento é vetado permanentemente, bem como para aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade.
Com relação àqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é proibida por um ano.