Comerciantes dos Flexais vão participar mais uma vez da feira Negócio da Grota, que acontece na Praça Multieventos, orla da Pajuçara. A segunda edição do evento começa nesta quinta-feira (26) e segue até o domingo (29 de setembro). A comunidade dos Flexais será representada por dez moradores que vão comercializar comidas, plantas e utensílios domésticos, entre outros produtos.
A presença dos artesãos e comerciantes da região tem apoio do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, em mais uma iniciativa para promover o empreendedorismo local. A feira Negócio da Grota é promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) para incentivar empreendedores de comunidades urbanas da capital.
Medidas para estimular a economia dos Flexais estão previstas no Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem.
A empreendedora Edileuza Lira participou da Feira anterior e conta que sua expectativa para a nova edição está ainda maior. “A primeira feira para mim foi um divisor de águas. Muito gratificante ver o meu trabalho sendo divulgado, pessoas de fora do Brasil comprando meu produto. Jamais conseguiria isso vendendo só no meu espaço. Mais [importante] do que vender foi ver as pessoas valorizando o meu material, o meu serviço”, afirma.
Empreendedorismo
O fomento ao empreendedorismo nos Flexais é uma iniciativa do eixo “Economia e trabalho”, que reúne medidas para estimular o desenvolvimento econômico da região. O eixo é um dos cinco que orientam as 23 medidas do Projeto Flexais. Os demais são: “Educação, esporte, lazer e meio ambiente”, “Saúde e assistência social”, “Gestão, atendimento da comunidade e segurança” e “Mobilidade”.
Para incentivar a geração de renda na comunidade, o Projeto Flexais promove, ainda, o Aprendi no Flexal, oferecendo cursos para a comunidade. Dez turmas já foram formadas, e mais quatro estão em andamento, em capacitações feitas em parceria com Senai e Senac e Sebrae, instituições de ensino referência em formação profissional.
Serviços públicos, espaços para convivência e comércio
Como parte do Projeto Flexais, estão em execução as obras das novas Unidade Básica de Saúde (UBS) e creche-escola, e da requalificação viária das ruas Tobias Barreto, Faustino
Silveira e da Praça Nossa Senhora da Conceição. Em breve, começam as obras do Centro Comercial e Espaço para Feira, do Centro de Apoio aos Pescadores, da instalação de um píer de acesso à Lagoa Mundaú, e a requalificação da iluminação pública, que já recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada.
Estão em curso na região outras medidas como limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Câmeras de segurança foram instaladas na região e o Espaço Flexal foi estruturado para abrigar secretarias municipais que fazem o atendimento direto à comunidade.