A tempestade tropical Helene, que havia se formado no Caribe esta semana, virou um furacão nesta quarta-feira (25) e avança em direção à Flórida, nos Estados Unidos, com alto potencial de destruição, segundo disse nesta quarta o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).
O furacão pode ser o mais forte a atingir os EUA neste ano, segundo o NHC.
Autoridades de Miami já começaram a se preparar para a chegada do furacão, que ganhou força após passar pelo Golfo do México, ainda como tempestade tropical.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, decretou estado de emergência em 61 dos 67 condados do estado e mobilizou a Guarda Nacional. Dez condados emitiram ordens de evacuação parcial.
Segundo o boletim mais recente do NHC, “o grande tamanho do Helene deve fazer com que uma extensa zona seja afetada”. Além de ventos fortes, o órgão prevê tempestades, com possibilidade de inundações, e alertou para o movimento do mar.
Se as previsões se confirmarem, Helene será o furacão de categoria mais alta a atingir os Estados Unidos em mais de um ano. O último furacão dessa magnitude a atingir o país foi o Idalia, que atingiu a parte noroeste do estado em agosto de 2023 como um furacão de categoria 3.
Ainda assim, a temporada de furacões no Atlântico deste ano, que termina em 30 de novembro, tem sido menos intensa do que o esperado.