A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) segue intensificando suas ações de combate ao crime. Ao longo da última semana foram apreendidos 24 armas de fogo e mais de 23 kg e meio de drogas. Além disso, as guarnições confeccionaram 43 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) no mesmo período, contribuindo para a rápida ação em ocorrências de menor potencial ofensivo.
As apreensões foram registradas entre os dias 22 e 28 de setembro, com base em dados da Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM-AL, que utiliza informações da Central de Atendimento e Despacho (CAD) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Entre as armas retiradas de circulação estão 13 revólveres, sete espingardas, três pistolas e uma garrucha, encontradas em municípios como Maceió, Rio Largo e Santana do Ipanema. Quanto aos entorpecentes, foram apreendidos 18,855 kg de maconha, 2,765 kg de cocaína e 1,927 kg de crack, totalizando 23,547 kg de drogas, em operações realizadas em cidades como Maceió, São José da Laje, Rio Largo e Arapiraca.
“A cada semana, reafirmamos nosso compromisso com a segurança do povo alagoano por meio dos resultados alcançados. Esses números refletem o planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública, colocado em prática com excelência por nossas unidades operacionais”, declarou o comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim.
Os TCOs, que somaram 43 no período, foram registrados em municípios como Palmeira dos Índios, Maceió, São José da Laje, São Sebastião e Maribondo, atendendo a ocorrências de diversas naturezas.
Ocorrências
Entre as diversas ações que, somadas, contribuíram para estes resultados estão a desenvolvida na tarde de sexta-feira (27) durante uma blitz de rotina no Residencial Maceió 1, bairro Cidade Universitária, em Maceió. Guarnições do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizaram a apreensão de drogas com um passageiro de um veículo de aplicativo.
Por volta das 16h30, quando as equipes da Rotran Comando e Rotran 01 abordaram um veículo. O motorista obedeceu de imediato à solicitação para sair do carro, mas o passageiro hesitou antes de descer. Após uma busca pessoal, os policiais encontraram aproximadamente dois gramas de maconha no bolso do suspeito e, próximo ao banco onde ele estava sentado, 15 gramas de cocaína embaladas para comercialização.
O suspeito admitiu que as drogas eram destinadas ao tráfico e estava com R$ 17,00 em notas trocadas, o que reforçou a suspeita. Ele foi encaminhado à Central de Flagrantes e autuado por tráfico de drogas.