Durante a solenidade, governador garantiu que vai cumprir todos os compromissos assumidos e anunciou ainda mais investimentos. Thiago Sampaio / Agência Alagoas
O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta segunda-feira (30), a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro de Taperaguá, em Marechal Deodoro, mais um marco importante na ampliação dos serviços de saúde em Alagoas. Com investimentos de mais de R$ 8 milhões, recursos do próprio Estado, a unidade já entrou em funcionamento no mesmo dia da inauguração, e vai fazer 12 mil atendimentos por mês.
Durante a solenidade, o governador Paulo Dantas garantiu que vai cumprir todos os compromissos assumidos em campanha e anunciou ainda mais investimentos na área da saúde.
“Nós vamos cumprir na integralidade todos os compromissos que nós firmamos na campanha eleitoral. Vamos ter a alegria, ainda este ano, de inaugurar a UPA de Cururipe, o Hospital do Médio Sertão e, no próximo ano, vamos inaugurar o Hospital do Idoso. No fim do nosso mandato, iremos inaugurar o Hospital Metropolitano de Arapiraca. Vamos iniciar, também em Arapiraca, o Hospital do Câncer”, anunciou Paulo Dantas.
O governador observou que 90% das pessoas do estado de Alagoas utilizam o SUS.
“Há algum tempo atrás, todo mundo lembra, que nós só tínhamos o HGE e só tínhamos a Unidade de Emergência, em Arapiraca. Com essa nova reestruturação e essa nova filosofia, inicialmente implementada pelo então secretário Alexandre Ayres, e pelo ex-governador Renan Filho, atual ministro e senador da República, nós conseguimos ampliar esses horizontes e esse atendimento às pessoas porque, muitas vezes, não tinham literalmente para onde ir”, lembrou o governador.
Paulo Dantas assegurou ainda a execução de mais obras em Marechal, como a pavimentação de todas as ruas do bairro de Massagueira e a conclusão da iluminação noturna da pista do aeroporto da cidade, entregue no governo dele.
Unidade totalmente equipada
Classificada como tipo II, a UPA de Marechal Deodoro vai oferecer atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. A UPA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.
O destaque é a oferta de serviços de complexidade intermediária e capacidade de realizar uma média de 300 a 400 atendimentos diários, 12 mil por mês, nas áreas de clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia.
O espaço está equipado com serviços de eletrocardiograma, raios-x e exames laboratoriais, seguindo o protocolo de classificação de risco para garantir atendimento rápido e seguro aos pacientes, de acordo com a gravidade dos casos.
O investimento na nova unidade de saúde foi de R$ 8.240.477,87, com recursos próprios do Estado. Além de fortalecer saúde pública, a obra gerou 120 empregos diretos durante a execução.
“A UPA está pronta para o atendimento e conta também com alguns programas que nós temos em nossos hospitais, como o AVC Dar Sinais e o Bate Coração, que vai agir justamente nas duas maiores causas de morte que existe em nosso país, que são o infarto agudo do miocárdio e o AVC”, observou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes.
Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres da Costa, o “Cacau”, a UPA está muito bem localizada em Taperaguá, um dos maiores bairros do município. “O governador Paulo Dantas está de parabéns. Essa obra foi iniciada no governo do Renan e o Governo do Paulo assumiu o compromisso de entregar a UPA, que está pronta e vai atender 12 mil pessoas por mês”, disse o prefeito.