Recém-chegados na divisão após o acesso na Série D em 2023, Ferroviária e Athletic conquistaram neste sábado (05) o acesso no Campeonato Brasileiro da Série C desta temporada. A dupla venceu na última oportunidade de alcançar o objetivo, em duelo da sexta rodada dos quadrangulares, e terminaram liderando o Grupo C.
O Athletic recebeu o Londrina em São João del-Rei e confirmou a classificação ao vencer na Arena Sicredi, por 2 a 1, garantindo também a vaga na grande final. No outro jogo do grupo, a Ferroviária fez o dever de casa na Fonte Luminosa, vencendo o Ypiranga por 4 a 2, e abocanhando a segunda vaga.
GRANDE FINAL
Líderes de seus respectivos grupos, Volta Redonda e Athletic vão disputar a grande final do Campeonato Brasileiro da Série C, em duas finais, nos dois próximos finais de semana. O Guerreiro decide o segundo jogo em casa por somar melhor campanha geral, com 50 pontos, contra 46 do Voltaço. Em caso de empate no agregado, a dupla disputa o título nos pênaltis.
ATHLETIC SUBIU E VAI DISPUTAR O TÍTULO!
O Athletic foi até a Arena Sicredi com a promessa de fazer São João del-Rei ‘virar baile’, como o grupo tem atiçado a torcida mineira. Com gols de David Braga e Denilson, um em cada tempo, alcançou o objetivo ao vencer por 2 a 1, enquanto Everton Moraes descontou para o Londrina em tentativa de reação, no finalzinho do jogo.
A vitória fez o Guerreiro seguir na luta pelo título, com dez pontos na liderança do Grupo C, e a frente da Ferroviária apenas no saldo de gols: 3 contra 0. O Tubarão ficou em terceiro, com sete pontos, e segue na Série C para 2025.
FERROVIÁRIA SUBIU!
Jogando na Fonte Luminosa, onde não é derrotada há quase 15 meses, a Ferroviária deu show pra cima do Ypiranga, com vitória por 4 a 2, eliminado o time de Erechim. A equipe araraquarense alcançou dez pontos e terminou em segundo, atrás do Athletic, enquanto o Canarinho completou seu Centenário com eliminação dramática no último jogo, e seis pontos em seis rodadas.
Logo no início, Zé Vitor abriu o placar em cobrança de pênalti, mas viu a Ferroviária virar ainda no primeiro tempo, com gols de Ricardinho e Carlão. Na segunda etapa, o atacante afeano marcou mais duas vezes, e Zé Vitor, novamente cobrando pênalti, descontou e fechou o placar em 4 a 2.
VOLTA REDONDA NA DECISÃO
O Volta Redonda viveu mais um drama, agora em São Bernardo do Campo, mas novamente viu o roteiro à seu favor. Enquanto Rafael Forster abriu o placar para o São Bernardo no Primeiro de Maio, logo no começo do confronto, PK entrou em campo na segunda metade para mudar a história do jogo, marcando o gol de empate e dando assistência para Gabriel Bahia virar o confronto e colocar o time fluminense na grande final.
O resultado colocou o Voltaço na liderança do Grupo B, com 12 pontos, se livrando do Remo, que ficou em segundo, e ainda jogando o Tigre do ABC para a última colocação, com cinco pontos, atrás do Botafogo-PB, que ganhou a terceira posição no saldo de gols: 0 contra -3.
BOTAFOGO-PB SE DESPEDE GOLEANDO REMO
Depois de uma primeira fase arrasadora e uma segunda fase amargurante , onde foi eliminado de forma precoce, o Botafogo-PB se despediu da temporada com vitória pra cima do Remo, no Almeidão, em João Pessoa. O diferencial foi a segunda etapa, quando Joãozinho abriu o placar, Dudu ampliou e Henrique Dourado fechou a conta cobrando pênalti.
O Leão não conseguiu terminar na liderança do grupo e acabou ficando com o acesso, se mantendo com nove pontos, enquanto o Belo pulou para o terceiro lugar, com cinco pontos.