Presidente do TRE/AL diz que eleições foram tranquilas e estima aumento nas abstenções

TRE/AL

Klever Loureiro

Após o fim da votação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), desembargador Kléver Loureiro, concedeu entrevista coletiva, no início da noite deste domingo, 06, e ressaltou que as eleições ocorreram de forma tranquila em todo o estado de Alagoas.

“Hoje, ocorreu a disputa pelo voto, prevalecendo a soberania popular. Em alguns municípios, houve a presença de tropas federais, mas em todas as cidades, até nestas com reforço federal, as eleições foram tranquilas. Estou acompanhado desde às 6h e a finalidade era que as eleições acontecessem de foram segura, livre de pressão e dentro da normalidade”, afirmou o presidente do TRE/AL.

Abstenções

Sobre o possível crescimento do número de abstenções em Alagoas, o desembargador disse acreditar que este ano o número de eleitores que não foram às urnas pode ter sido maior do que no último pleito eleitoral.

“Andamos hoje por diversas sessões e com a minha experiência em outras eleições, senti um movimento muito menor do que as outras eleições. Acredito que vai haver um número maior de abstenção”, relatou.

Durante todo o dia, apenas 57 urnas, de um total de mais de 8 mil, tiveram que ser substituídas em todo o estado. Destas, 11 substituições aconteceram em Maceió.

Ruas sujas

Algumas ruas de Maceió amanheceram com ‘santinhos’ de candidatos as eleições 2024 espalhados pelo chão. A prática é considerada propaganda irregular e crime de ‘boca de urna’.

Sobre o assunto, o desembargador falou que o TRE/AL ainda não recebeu oficialmente denúncias sobre o caso. Contudo, ressaltou que os partidos serão punidos caso sejam constatadas as irregularidades.

“Não chegou ao conhecimento do TRE, mas eles sabem (candidatos e partidos) que não pode haver esta sujeira. Eles são passivos de multa e o TRE/AL vai aplicar a lei dentro do permitido”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário