A notícia de duas mortes causadas por meningite em Maceió acendeu o sinal de alerta entre os moradores da capital alagoana. Rumores sobre um possível surto da doença em uma rede de supermercados repercutiu nas redes sociais e deixou parte da população preocupada em relação ao risco de contágio.
Diante das especulações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma visita técnica ao local para investigar a situação. Desse modo, a SMS confirmou que os dois óbitos registrados, nos dias 16 e 29 de setembro, já haviam sido monitorados em investigação.
Um dos casos foi confirmado como meningite viral, e o outro, como meningite pneumocócica. Embora o nome da doença seja o mesmo, as formas de evolução e transmissão dessas variantes são distintas. Assim, os dois episódios não apresentam qualquer ligação entre si. Além disso, um dos pacientes já não fazia parte do quadro de funcionários do estabelecimento há cerca de dois meses, o que reduz ainda mais a chance de contaminação no local.
Durante a visita, um terceiro caso suspeito foi identificado, mas após avaliação médica, a suspeita de meningite foi descartada. O paciente encontra-se estável e permanece em monitoramento como medida de precaução.
Por fim, ainda durante a inspeção, os profissionais da saúde levantaram informações sobre os casos e reforçaram as medidas de controle e prevenção para evitar novos episódios.