Após o resultado das eleições municipais em Maceió, a configuração da Câmara Municipal de Maceió (CMM) terá 9 novos vereadores e o retorno de uma ex-vereadora, a partir de 2025.
Além dos que foram eleitos e reeleitos, um outro fator pode mudar a próxima bancada municipal na Câmara, o que poderá levar a alguns suplentes assumirem o mandato.
Leia também: Confira quais são os 27 vereadores eleitos em Maceió
QUAIS REQUISITOS PARA SER SUPLENTE?
Diferente do cargo de Senador, nas câmaras de vereadores, os suplentes não fazem parte da mesma chapa dos titulares, mas da lista da coligação partidária eleita. O suplente pode assumir um cargo se recebeu mais de 10% do quociente eleitoral.
A ordem de qualificação para uma vaga é decrescente, dentro daquela federação. Em caso de empate entre os mesmos candidatos da federação, prevalece o candidato mais velho.
O suplente sempre é convocado para assumir o cargo em decorrência de problemas de saúde ou morte do vereador titular. O suplente também pode assumir caso o titular se licencie para concorrer a outro cargo.
QUEM SÃO OS SUPLENTES, EM MACEIÓ?
Em Maceió, mais de 10 ex-vereadores compõem a seleta lista de suplentes, como é o exemplo de Fernando Hollanda (MDB), Joãozinho (MDB), João Catunda (PP), Drº Valmir Gomes (PT), Drº Cleber Costa (PL), Ib Brêda (PL), Alan Balbino (PL) e Dudu Hollanda (PL).
Entre os suplentes novatos estão Caio Bebeto (PL), Alycia da Bancada Negra (PT), Charles Hebert (PC do B), Júlia Nunes (União Brasil) e Delegada Ana Luiza (MDB). Outro nome famoso é o do ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida (MDB).
Na última legislatura, cerca de cinco suplentes assumiram mandatos nos últimos quatro anos. Isso ocorreu devido às idas de Francisco Salles (PL) e Drº Cléber Costa (PL) para secretarias na gestão de JHC (PL), em Maceió. Outro que também se licenciou foi Kelmann Vieira (MDB), que foi secretário de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) nos governos de Renan Filho (MDB) e Paulo Dantas (MDB).
Outros nomes que deixaram a CMM durante a atual legislatura foi Delegado Fabio Costa (PP), que foi eleito deputado federal, em 2022 e Samyr Malta (Podemos), que tirou licença para cuidar da saúde.
Com essas vagas em aberto, nomes como Fábio Rogério, Rodolfo Barros, Alex Anselmo, Alan Balbino, Drº Cléber Costa, Zerisson Pedrosa (Agir) assumiram o cargo de vereador por algum determinado período.
CONFIRA LISTA COM OS PRINCIPAIS SUPLENTES A VEREADOR DE MACEIÓ
- Fernando Hollanda (MDB) – 6.105 votos
- Joãozinho (MDB) – 5.675 votos
- João Catunda (PP) – 5.664 votos
- Caio Bebeto (PL) – 5.418 votos
- Júlia Nunes (União Brasil) – 5.286 votos
- Marcelo Maia (PSB) – 5.265 votos
- Neto Andrade (PL) – 4.913 votos
- João Tigre (PL) – 4.642 votos
- Pastor João Luiz (PP) – 4.112 votos
- Charles Hebert (PC do B) – 3.605 votos
- Mauro Guedes Jr (PL) 3.351 votos
- Gustavo Pessoa (PSB) – 3.340 votos
- Alan Balbino (PL) – 3.324 votos
- Alycia da Bancada Negra (PT) – 3.025 votos
- Alex Anselmo (PL) – 3.010 votos
- Drº Cleber Costa (PL) – 2.776 votos
- Pastor Wellington do Pinheiro (PT) – 2.759 votos
- Dudu Hollanda (PL) – 2.627 votos
- Drº Valmir (PT) – 2.566 votos
- Tacio Melo (PSD) – 2.544 votos
- Gerônimo Barbosa (Solidariedade) – 2.310 votos
- Drº Ronaldo Luz (PP) – 2.290 votos
- Marcelo Casado (MDB) – 2.256 votos
- Cidinha da Transformação (Podemos) – 2.206 votos
- Sheyla Rocha (Podemos) – 2.206 votos
- Cícero Almeida (PDT) – 1.793 votos
- Ib Brêda (PL) – 1.771 votos