Câmera flagra onça-pintada caçando cão em parque estadual

Caso aconteceu no dia 23 de setembro, em Derrubadas. Local é o último refúgio da espécie no território gaúcho.

Onça-pintada caça cão em parque estadual no RS — Foto: Divulgação/ Parque Estadual do Turvo

As câmeras de monitoramento da fauna no Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, no Noroeste do Rio Grande do Sul, flagraram uma onça-pintada caçando um cão como presa. Caso aconteceu no dia 23 de setembro.

O Turvo é o último refúgio da onça-pintada no território gaúcho. Recentemente, um estudo apontou que só existe um animal circulando pelo parque.

As presas naturais do felino são capivaras, queixadas e catetos (duas espécies de porco do mato), veados e antas, animais que habitam o parque de forma nativa.

No entanto, o vídeo mostra que a presa da onça não foi um desses silvestres, mas sim um cachorro doméstico.

O aparecimento de cachorros na área de preservação tem sido recorrente, de acordo com os guardas do parque. Em alguns casos, esses cães pertencem a caçadores, uma prática que é proibida no local.

A diretora de Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Cátia Gonçalves, explica que a invasão de animais domésticos no parque causam riscos a biodiversidade.

“A presença de animais domésticos dentro das unidades de conservação aumenta o risco, inclusive, de doenças para os animais silvestres, que são alvo de proteção das unidades. Então, quando a gente observa cães e gatos dentro das unidades de conservação isso sempre liga um alerta para todos os gestores de unidades de conservação”, explicou Cátia.
A orientação da diretora é de que os donos “mantenham uma tutoria ainda mais observada para evitar que esse animal fuja das suas casas e entre dentro das unidades de conservação, aumentando o risco de doenças e até mesmo de ser predado”.

 

Fonte: g1

Veja Mais

Deixe um comentário