O CRB encara o Guarani, na noite desta segunda-feira (14), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro, o Guarani enfrenta uma situação crítica na competição. Virtualmente rebaixado, o Bugre tenta um último suspiro em busca de um milagre na luta contra a queda.
O CRB vive uma fase mais promissora desde a chegada do técnico Hélio dos Anjos. O time alagoano vem de três jogos sem perder, com vitórias nos dois últimos confrontos – 2 a 1 contra o América-MG e 3 a 2 sobre o Paysandu. Apesar disso, o CRB segue na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 33 pontos, apenas um a menos que a Chapecoense, primeira equipe fora do Z4.
A equipe campineira vem de duas derrotas para concorrentes diretos: um revés por 1 a 0 para o Ituano, seguido por uma dolorosa derrota de 3 a 2 para o Botafogo-SP, em partida atrasada da 23ª rodada, que teve um gol decisivo sofrido no último lance, após falha do goleiro Pegorari. Esses resultados deixaram o Guarani afundado na lanterna com apenas 25 pontos, onde permanece há 23 rodadas consecutivas, sem ter saído da zona de rebaixamento em toda a competição.
Além dos problemas em campo, o clube vive um momento conturbado fora das quatro linhas. Após a derrota para o Botafogo-SP, o presidente André Marconato foi afastado do comando do Conselho de Administração por questões de saúde, enquanto o CEO Ricardo Moisés foi desligado de todas as suas funções relacionadas ao futebol.
Para o confronto desta segunda-feira, Hélio dos Anjos terá que fazer mudanças na zaga do CRB. Lesionados, os titulares Luís Segovia e Saimon serão substituídos por Gustavo Henrique e Wanderson. No meio de campo, Marco Antônio deve ganhar uma vaga, enquanto Mike será opção no ataque. A lateral esquerda também sofrerá alteração, com Willian Formiga assumindo a posição no lugar de Ryan, graças a um efeito suspensivo concedido pelo STJD, adiando a suspensão do lateral.
Do lado do Guarani, o técnico Alan Aal não poderá contar com dois titulares: o lateral-esquerdo Emerson e o meia Luan Dias, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Jefferson e Estevão devem ser os substitutos imediatos. O treinador também não terá à disposição o goleiro Vladimir e os atacantes Marlon, Airton e Bruno Mendes, que estão no departamento médico.
Outro motivo de preocupação para Alan Aal é o número de jogadores pendurados, que podem desfalcar a equipe no clássico decisivo contra a Ponte Preta. Sete atletas estão com dois cartões amarelos, incluindo o lateral-direito Pacheco, o zagueiro Douglas Bacelar e os volantes Gabriel Bispo, Anderson Leite, Matheus Bueno e Pierre, além do atacante João Victor.
A situação é delicada, e o Guarani precisa urgentemente de uma vitória para manter viva qualquer esperança de escapar do rebaixamento, mas terá pela frente um CRB motivado e em ascensão.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Guarani: Pegorari; Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson; Anderson Leite, Gabriel Bispo, Matheus Bueno e Estevão; João Victor e Caio Dantas.
CRB: Matheus Albino; Hereda, Gustavo Henrique, Wanderson e Willian Formiga; Falcão, Marco Antônio e Gegê; Mike, Léo Pereira e Anselmo Ramon.