Celebrar 10 anos de carreira é sempre um marco importante na vida de qualquer artista. Agora, completar uma década vivendo o auge de sua trajetória é melhor ainda! Esse é o atual momento de vida de Ferrugem, que comemora 10 anos no pagode com show elogiado no Rock in Rio, e lança nesta quinta-feira (17), o EP “Legado do Príncipe: Ferrugem canta Reinaldo”, em homenagem a Reinaldo, o Príncipe do Pagode e o artista responsável por descobri-lo.
No novo projeto ao vivo, Ferrugem regravou grandes clássicos de Reinaldo – e, é claro, grandes clássicos do pagode – como “Agora Viu Que Me Perdeu e Chora”, “Brilho no olhar” e “Problema Emocional”. Apesar de já conhecer o repertório de cor, durante o um papo com o gshow, ele revelou que sentiu a “responsa” ao gravar as músicas do ídolo.
“Eu tenho muita intimidade com o repertório dele, antes de conhecê-lo, eu já sabia tudo! Quando chegou o dia, eu estava muito nervoso porque parece que a energia da presença dele se fez muito mais evidente. Na hora de gravar, que a galera estava ali dando uma energia, eu senti um peso da responsabilidade. Fiquei nervoso, comecei com a voz meio trêmula assim, sabe? Errei letra, tudo que tinha direito, mas no final deu tudo certo. Só que a responsa bateu, sim”, contou.
Ferrugem foi descoberto por Reinaldo enquanto cantava em um bar na Lapa, no Centro do Rio. Dali, o Príncipe do Pagode o convidou para participar do show dele, gravar um DVD e, quando viu, o carioca estava com sua voz sendo tocada nas rádios. O cantor ressalta que talvez, se não tivesse sido encontrado por ele, sua carreira nunca tivesse deslanchado.
“Isso é muito louco. Isso não acontece todo dia, toda hora, sabe? O cara não sabia nem quem era eu direito e me ajudou dessa forma. Não tinha como nesse ano comemorativo de 10 anos de carreira, sabendo que ele deu esse pontapé inicial, não fazer algo para agradecer. Eu queria poder estar agradecendo com ele aqui, com a gente em vida”, declarou relembrando da morte de Reinaldo em 2019.
‘Uma das melhores vozes do Rock in Rio’
O lançamento do álbum vem um mês após Ferrugem ter vivido um dos ápices de sua carreira: sua apresentação no Palco Sunset do Rock in Rio. O cantor foi responsável por levar o pagode para o palco e recebeu uma chuva de elogios pelo o que foi entregue ali, inclusive, sendo considerado “umas das melhores vozes do festival”. Sobre a repercussão, ele destaca:
Eu tive essa sensação de mutirão. Parecia que todo mundo estava ali trabalhando em prol daquele acontecimento. Poder estar naquele palco me colocou numa condição diferente. Eu vi que todo mundo vibrou junto. Tanto é que três minutos depois da minha apresentação, já estava lá a matéria dizendo é que eu tinha sido uma das melhores vozes que tinha passado pelo festival. Isso foi bom para mim, como artista, e acaba ajudando outros artistas a conquistarem esse espaço também no Rock In Rio. A gente presenciou e viveu algo muito importante que vai se eternizar.
Virada de chave e menos 17kg
Completando 10 anos de carreira em grande estilo, Ferrugem não vive uma boa fase só em sua vida profissional. No lado pessoal, o cantor celebra a conquista de voltar a ter uma boa qualidade de vida. Em 2020, Ferrugem chegou a pesar 130kg e decidiu emagrecer, na época, apenas preocupado com sua imagem.
“Na primeira vez, eu perdi 36 kg, sequei mesmo. Só que eu não tinha essa responsabilidade da saúde em si. Minha maior preocupação, no início, era estética, porque eu queria ficar mais apresentável. Eu curti aquele momento, mas esqueci como se fazia. Parei de comer saudável, deixei de ir pra academia, de dar as minhas corridas que eu gostava de praticar. E aí recuperei uns 20kg.”
Agora, quatro anos depois, Ferrugem recebeu um “puxão de orelha” da esposa, Thaís Vasconcellos, e decidiu mudar o estilo de vida, desta vez, pensando em sua saúde. Em dois meses, e com a ajuda da companheira, o cantor já perdeu 17kgs!
“A Thaís mais uma vez me pediu para cuidar da minha saúde porque a gente tem três filhas, tem planos para o futuro. Fui no nosso médico de novo, tomei 1 milhão de broncas porque eu estava um tempão sem ir e voltei a me cuidar.”
Voltei a ir para a academia todos os dias sem faltar. Consegui recuperar uma paixão por exercício físico. Estou curtindo fazer isso. Estou curtindo me alimentar melhor, cuidar da minha saúde e graças a Deus, ao acompanhamento do Dr. Rainer, ao cuidado que a Thais tem comigo, já perdi, em dois meses, 17 kg. Os últimos exames que eu fiz, as taxas já estão todas direitinhas, então, deixa a gente feliz, né? Você se sente mais vivo.
Agora, com 17kg eliminados, eles não vão parar por aí. A ideia é perder mais peso com mais calma e ganhar massa magra, que ele “quase não tinha”.
“A gente quer seguir perdendo um pouco de peso agora, não mais naquele desespero de perder muitos quilos, e também ganhar massa magra. Eu tinha perdido tudo de massa magra. Eu estava sem massa porque eu comecei treinando errado. Eu não fazia musculação, eu só estava correndo. E aí você perde massa para caramba e não era a intenção. Eu estou fazendo musculação agora para trazer esse equilíbrio.”
Além da parte estética estar agradando mais Ferrugem, ele também destaca a qualidade de vida que ganhou ao perder esses quilos a mais.
“Quando eu tinha 130kg, eu senti que estava complicado. Às vezes, no aeroporto, do caminho do Raio-X até o portão de embarque, eu tinha que parar umas duas vezes porque a minha lombar pegava fogo, não conseguia andar rápido, meu corpo inteiro doía. Estava tudo inflamado, tudo ferrado. Fazia muita diferença. Hoje, a gente faz o show de 1h30m e, quando eu desço do palco, parece que eu não fiz show, sabe? Estou zerado. Antigamente, o que era pra ser 1h30m, eu estava entregando 50 minutos, 1 hora, porque não aguentava.”
Casamento dos sonhos
Casado com Thaís Vasconcellos há quatro anos, Ferrugem tem duas filhas com ela, Sophia, de 7 anos, e Aurora de 5 anos. Eles também são pais de Julia, de 13 anos, fruto de seu relacionamento com Juliana, que morreu quando a pequena tinha apenas três anos.
Apesar de já serem casados, estarem finalizando a obra da mansão que construíram para a família, Ferrugem não hesitou ao dizer quão é seu próximo objetivo: o casamento.
“O próximo passo, depois que a gente mudar, que todo mundo estiver acomodado na casa nova, é casar. A gente quer casar. Porque a gente meio que casou, mas não casou, né? Tem aliança, tem papel, tem bênção do pastor, do padre. Mas, agora, tem que ser um casamento do jeito que ela sonha, do jeito que ela determinou na cabeça dela. Então, como próximo passo, já temos como meta o casamento se Deus quiser”, adiantou.