A Prefeitura de Maceió está mudando a realidade dos moradores Rua Santa Sofia, no bairro da Jatiúca. Por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), foram executadas obras na via, que englobam pavimentação, drenagem reparos nas calçadas, acessbilidade e piso intertravado. E um toque a mais: a rua ganhou mais vida com o trabalho de muralismo feito por grafiteiros, comandados por Sevi, artista e designer alagoano. A rua se transformou em um passeio público, sem o trânsito de veículos, cheio de arte e referência para quem vive por lá.
A aposentada Helena Antonia Oliveira da silva, de 75 anos, mora no local há 57. Ela diz que não poderia estar mais feliz com o trabalho realizado na rua onde mora e criou os filhos e netos. “Está muito linda, nunca pensei de ver a minha rua assim tão bonita. Aqui esta rua é como uma família, a gente fica na porta conversando, as crianças ficam brincando, é uma beleza. Agora dá gosto mais ainda de viver aqui”, contou dona Helena enquanto saía de casa para conversar com a vizinha, Maria da Conceição de Lima.
Considerada “novata” na rua, dona Conceição mora na via há cinco anos. Ela também não dispensa uma conversa na porta de casa e disse que, agora, com as obras, está mais animada para o bate-papo com as amigas. “Ficou até mais seguro sem passar carro. E, além do que, ficou tudo colorido, bonito”, comemorou.
Waldir José de Oliveira é natural de Recife (PE) e mora há 40 anos na Rua Santa Sofia. Perguntado sobre o que achou das intervenções da Prefeitura, ele é direto: “gostando é pouco, estou amando”. Seu Waldir, assim como as vizinhas, destaca a felicidade da comunidade com o trabalho realizado. “Agora vamos cuidar para ficar cada vez mais bonito. Se tem uma coisa que este prefeito faz é trabalhar”, acrescentou.
Sevi, que comanda os grafiteiros que trabalham no muralismo, explica o conceito executado na Rua Santa Sofia. “São 387 metros quadrados de arte, nas paredes e calçadas, tudo com grafite. São desenhos geométricos, com cores alegres, que remetem aos azulejos mais antigos, das cozinhas das casas das nossas avós, os ladrilhos. O pessoal da rua gostou muito e estamos muito contentes em entregar este trabalho para os moradores”, relatou. Os trabalhos dos artistas devem ficar prontos nos próximos dias.
O recurso utilizado para a execução das obras é proveniente de outorga onerosa e atende o princípio de que as obras e serviços realizados devem atender exclusivamente o interesse do município.
As obras, além de melhorarem a mobilidade, acessibilidade e infraestrutura na rua, reforçaram o sentimento de pertencimento de quem vive por lá. “O muralismo está dando mais vida, mais cor a esta rua, que os moradores já se apropriavam. Eles faziam da rua a extensão das suas casas. Agora, a Rua Santa Sofia virou um passeio público”, relatou Victor D’Avila, arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan).