Trabalhadores do Porto de Maceió aderem greve nacional e bloqueiam trânsito no Jaraguá

Cortesia

Os trabalhadores do Porto de Maceió aderiram a greve nacional por 12 horas e paralisaram as atividades nesta terça-feira, 22. Na capital alagoana, o ato público aconteceu em frente ao porto, na Avenida Industrial Cícero Toledo, no bairro do Jaraguá.

Com uso de faixas e cones espalhados pela pista, o grupo bloqueou, em alguns momentos, os dois sentidos da rodovia. No entanto, os funcionários do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) estiveram no local e apenas um faixa da avenida ficou sendo ocupada pelos manifestantes. Por conta do protesto, o trânsito ficou lento em alguns períodos do dia.

A paralisação nacional foi orquestrada com o intuito de apontar os problemas que poderão ocasionar as alterações na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013). Entre estas alterações estão a extinção do adicional noturno e o pagamento de adicional de risco.

A ação é coordenada pela Federação Nacional dos Portuários (FNP), Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (Fenccovib), que juntas representam mais de 50 mil  funcionários que atuam nos principais portos do país.

“A greve está sendo feita contra um relatório e um anteprojeto de lei que retira direitos de todos os trabalhadores portuários do Brasil, reduz o mercado de trabalho, extingue categorias de trabalhadores portuários reconhecidos por lei, restringe a participação dos nossos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho, e acaba cm o direito à exclusividade dos trabalhadores reconhecidos por lei para contratação com vínculo empregatício, entre outros”, disse o presidente do Fenccovib, Mário Teixeira.

Segundo ele, uma comissão de juristas está elaborando, na Câmara dos Deputados, um relatório com uma proposta de projeto de lei para o setor. Teixeira critica a composição da comissão.

Veja Mais

Deixe um comentário