Um homem, suspeito pelo crime de homicídio no estado de Pernambuco, acabou preso no final da manhã desta sexta-feira, 25, ao procurar uma delegacia para fazer uma queixa de mau atendimento em uma determinada instituição. Acontece que havia um mandado de prisão em aberto contra ele.
O indivíduo, que teve a identidade preservada, compareceu no Complexo de Delegacias Especializadas (CODE), no bairro de Mangabeiras, para registrar um boletim de ocorrência. Contudo, ao inserir os dados do reclamante no sistema, os agentes verificaram que existia a pendência com a Justiça em aberto e deram voz de prisão a ele.
A delegada Rebecca Cordeiro, que estava de plantão, detalhou a situação em entrevista à TVPajuçara.
“Eventualmente esse tipo de coisa acontece. Ele veio fazer uma queixa de mau atendimento em uma determinada instituição. Quando os dados dele foram jogados no sistema, acusou que ele tinha um mandado de prisão por homicídio em Pernambuco. Ele não falou muita coisa. A gente sabe que foi na cidade de Belém do São Francisco, em Pernambuco. O que ele disse é que, na verdade, teria sido o sobrinho dele [autor do homicídio], mas que ele estava no local e, aparentemente, ajudou o sobrinho a fugir. De qualquer forma, ele foi citado como um dos autores no processo. Segundo ele, o sobrinho está preso. Ele foi posto em liberdade provisória, mas saiu da comarca, veio para outro estado e com certeza não foi achado quando a Justiça precisou dele e decretaram novamente a prisão”, explicou a delegada.
A delegada disse ainda que o homem, que vive em situação de rua, não tinha conhecimento do mandado judicial e reagiu com tranquilidade à situação, somente quando citado o homicídio ele teria ficado mais nervoso enquanto tentava explicar que não teria sido ele quem cometeu o crime.
“A pessoa que está sendo processada não pode sair do distrito da culpa sem informar ao juízo onde está e como pode ser localizada. […][O suspeito] Disse que veio passar um tempo em Maceió depois de ter sido solto. Dá a entender que realmente estava fugindo”, concluiu a delegada.
O homem acabou conduzido pelos policiais civis até a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Maceió, no bairro da Chã de Bebedouro, para formalização da prisão e depois ele deverá ser encaminhado ao Sistema Prisional