Gui Santana se pronunciou após a repercussão de vídeos em que ele expõe e debocha dos trabalhos feitos por alunos do colégio Notre Dame, em São Paulo. O humorista gravou uma nova publicação se retratando, pedindo desculpas aos pais e à escola. No último domingo (26), o artista esteve no local para votar e filmou os projetos dos estudantes, além do rosto de alguns deles em cartazes.
“Esse é um vídeo de esclarecimento que eu venho aqui comunicar sobre o equívoco, o erro que eu cometi ontem (domingo) nas eleições durante a votação que foi feita numa escola onde passei e mostrei alguns desenhos de algumas crianças e fiz minhas avaliações dizendo que eram feios. Eu estava fazendo alguns comentários, mostrando um outro lado dos trabalhos, mostrando a ‘tosquice’, como era mal feito, disse isso nos vídeos procurando dar uma ‘zoada’. Um brincadeira essa que saiu errado. As pessoas não gostaram muito dessa minha atitude de mostrar os trabalhos. Mostrei e condenei os desenhos. Quero gravar esse vídeo, mostrar meu arrependimento. Estou muito arrependido do que eu fiz”, diz Gui Santana.
A atitude do humorista gerou revolta de internautas na web. Pais de alunos do colégio, bem como a própria instituição condenaram o conteúdo dos vídeos. A direção do Notre Dame publicou uma nota de repúdio após a repercussão do caso. Em seu pronunciamento, o humorista seguiu:
“Não era pra tomar essa proporção, não era pra ridicularizar nada e simplesmente fazer uma brincadeira. Teve gente que não gostou, claro, respeito, tem gente que gostou, respeito. Se você não gostou, ótimo, ponto, acabou. Quem é que nunca cometeu erros aqui? Está aqui esse vídeo mostrando meu arrependimento e mostrando também que eu sou um ser humano. Não condenei ninguém, não discuti com ninguém, assim como a agressividade e as ofensas que recebi nos meus comentários. Não quero desestimular as crianças, eu também sou artista”.
O vídeo de pronunciamento feito por Santana também gerou polêmica na internet. Isso porque no fim da publicação, ele mostra desenhos que fez, citando “Chaves”, e diz que é uma forma de “homenagem para a escola, pais, professores e alunos”. Internautas entenderam como mais um deboche.
“O senhor Walt Disney, quantas vezes foi reprovado em seus desenhos até se tornar grande ícone da animação mundial. Pois é. Mas como forma de me retratar com todos vocês, fiz alguns desenhos. Quero que recebam do fundo do coração essa homenagem à escola, aos pais, aos professora e aos alunos. Isso aqui é o professor linguiça, uma máquina de escrever de uma tecla só, isso aqui é o texto que ela escreve, isso aqui é um sanduíche de ovo, isso aqui é um jogo de xadrez para iniciantes, esse é um lápis apontado até o final. Esses são os meus desenhos”, finaliza.
O que aconteceu?
Nos vídeos do humorista, ele mostra trabalhos e desenhos feitos pelos alunos da escola e diz que os projetos são “feios”. Ele filma também alguns cartazes que possuem o rosto de alunos. “Quando a gente vai pra votação, a gente mostra os desenhos feios da galera. Que coisa feia, rapaz”, diz o humorista.
O colégio Notre Dame, em São Paulo, publicou uma nota de repúdio depois do caso:
“O Colégio Notre Dame repudia, com veemência, o humorista Gui Santana por sua atitude arbitrária, irresponsável, ofensiva e constrangedora, ao expor em suas redes sociais, com expressões de deboche, imagens de trabalhos e de menores estudantes, sem o consentimento do colégio, por ocasião de sua vinda para as Eleições Municipais, ocorridas ontem. A direção lamenta pelo episódio em um dia tão importante para a cidadania e a democracia, compartilha da indignação das famílias e já está trabalhando, por vias legais, para que o humorista seja responsabilizado pelo ato”.