Nesta quinta-feira (31), acontece no miniauditório da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a “1ª Roda de Diálogos: Precisamos falar sobre consentimento”. A atividade, que é uma parceria entre a ETA, o Museu Théo Brandão (MTB) e a Faculdade de Serviço Social (FSSO) da Ufal, terá início às 17h30, com a proposta de discutir a figura da mulher e suas vivências na sociedade.
A iniciativa busca atender às demandas femininas, num esforço por melhorias para a classe. Ao longo do evento, serão discutidos assuntos como pertencimento, consentimento e fortalecimento da rede feminina. Neste primeiro momento, a mobilização contempla a presença de servidoras e discentes da ETA, Théo Brandão e Espaço Cultural, mas também abre vagas extras para a comunidade feminina em geral.
De acordo com a diretora da Escola Técnica de Artes, professora Valéria Nunes, o objetivo do evento é “ informar de forma inclusiva a questão do consentir nas relações, sejam elas no âmbito pessoal e/ou no trabalho, e a partir desta primeira experiência, traçar para o próximo ano encontros regulares, e quem sabe construir uma rede feminina colaborativa”.
A proposta do momento surge da necessidade de fortalecer uma rede feminina a partir do diálogo, da troca de ideias e experiências. Valéria conta ainda que propôs a ideia para as servidoras técnicas Fabiana Rechembach, do MTB e Mila Madeira, da FSSO. “A ideia surgiu após uma parceria da ETA com essas outras duas instituições, envolvendo o clube de leitura feminista Fogueira de Lilith”, explica.
Fabiana Rechembach lembra que as facilitadoras são duas grandes especialistas na área: Telma Low Silva Junqueira, professora da Ufal e psicóloga, com doutorado em estudos de gênero e vasta experiência em saúde reprodutiva e violência de gênero; e Ariadne Dantas Meneses, promotora de justiça do MP-AL que foi integrante do Núcleo de Violência contra a Mulher e da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Fabiana entende que o evento representa um grande passo para as mulheres em Alagoas, e afirma que o Museu Théo Brandão cumpre uma função social quando contribui na “construção de espaços seguros voltados ao debate e à disseminação de conhecimento acerca de pautas como a erradicação da violência de gênero e a busca por igualdade”.
Fogueira de Lilith
Idealizado, organizado e feito para mulheres, além de ser uma das principais inspirações para a criação do Roda de Diálogos, o Fogueira de Lilith busca entender o papel da mulher na sociedade ao longo da história, à medida que se cria “um espaço seguro de lazer, de troca, uma comunidade feminina, para fomentar que as mulheres tenham espaço’”, como enfatiza Mila Madeira.
Serviço:
Roda de Diálogos
LOCAL: Mini auditório da Escola Técnica de Artes
DATA: 31 de outubro
HORA: Início às 17h30
MAIS INFORMAÇÕES: @eta.ufal
Evento Aberto e Gratuito