Fazer pipoca na airfryer parece tentador: o eletrodoméstico tem uma fonte de calor que esquenta rápido, deve estourar o milho rapidinho, não? Muita gente nas redes sociais diz que dá para fazer. Estão errados.
Não faça isso. É perigoso e pode estragar sua fritadeira sem óleo.
O milho da pipoca se encaixa na categoria de “alimentos muito leves e pequenos” que não devem ser feitos de jeito nenhum no equipamento.
Essa lista de alimentos inclui ainda folhas de vegetais, grãos pequenos e massa seca em pedaços.
Isso ocorre porque a parte elétrica desses aparelhos é uma resistência em formato de serpentina que fica exposta na parte interna, acima do cesto onde os alimentos são “fritos”.
A comida pode voar dentro da airfryer, grudar na parte elétrica e estragar o aparelho. Também tem o risco de queimar e causar um potencial incêndio no equipamento.
Alguns modelos de airfryers contam com uma grade que protege a resistência, mas também pode ficar cheia de resíduos e, ao longo do tempo, também levar à falha do produto.
Mesmo assim, pedaços de milho e de casca podem conseguir ultrapassar a grade e chegar à resistência.
Essa parte interna da airfryer pode ser limpa, mas as instruções variam de fabricante para fabricante.
O outro risco de fazer pipoca na airfryer é desperdiçar milho. Muita gente nas redes sociais acreditou na promessa e viu que nem tudo pode estourar – e jogou milho fora.
Como fazer pipoca do jeito certo?
O método seguro e correto é usar uma panela, recipiente para micro-ondas ou pipoqueira elétrica.