Pescadores das cidades de Roteiro e Barra de São Miguel denunciam a mortandade de peixes no Rio São Miguel e na Lagoa de Roteiro. Segundo eles, o caso teve início há seis dias com o vazamento de melaço após o rompimento de um dos tanques da Usina Caeté, em São Miguel dos Campos. (RELEMBRE AQUI)
Segundo o relato dos pescadores, peixes de diversas espécies estão aparecendo boiando às margens do rio e da lagoa. Tudo começou após o incidente na usina, ocorrido na última terça-feira, 05.
Eles alegam que o material, que chegou as águas do rio São Miguel e lagoa Roteiro, é altamento poluente e reduz drasticamente os níveis de oxigênio, causando a morte dos peixes. Os pescadores temem ainda que a situação cause um impacto ambiental e econômico ainda maior caso não seja resolvida.
“Esperamos que isso não atinja o mangue, porque será o verdadeiro caos”, desabafa um dos pescadores, demonstrando a preocupação com a preservação do ecossistema local.
Eles cobram providências urgentes dos órgãos ambientais. “Esperamos que o IMA e Ibama investiguem o caso e tomem as medidas necessárias para conter o desastre ambiental”, diz um pescador.