Entrega de alevinos combate a fome de mais de mil famílias alagoanas

Em 2024, o programa atingiu a marca de 725.600 alevinos entregues nos municípios alagoanos

Em Alagoas, a prioridade do Governo do Estado é fomentar a produção rural e combater a insegurança alimentar e nutricional. Por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), mais de mil famílias foram beneficiadas com as entregas do Programa de Distribuição de Alevinos de Tilápia do Nilo.

Em 2024, o programa atingiu a marca de 725.600 alevinos entregues nos municípios alagoanos, contribuindo diretamente para o fortalecimento da criação de peixes para consumo próprio nas propriedades rurais, assentamentos da reforma agrária e comunidades de povos tradicionais.

 

O Governo de Alagoas tem o objetivo de combater a vulnerabilidade social e a insegurança alimentar com ações estratégicas intersetoriais que possibilitem qualidade de vida e segurança social aos alagoanos. Com o Programa Alagoas Sem Fome, iniciativa desenvolvida para frear a insegurança alimentar no estado, inúmeras famílias vêm sendo beneficiadas diretamente com iniciativas que colaboram para a transformação social e o acesso às políticas públicas.

“O programa Alagoas Sem Fome possui diversas atividades para o combate à fome, e a distribuição de alevinos é uma delas. Além disso, contamos com o projeto da Padaria Artesanal, que já capacitou 300 pessoas na capital e no interior, e temos como meta a construção de uma fábrica de alimentos dentro da Ceasa, ação que irá contribuir com mais nutrição para diversas famílias  e com o combate ao desperdício de alimentos”, conta a coordenadora do programa e secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.

O número atingido é resultado do trabalho do governo Paulo Dantas, reforçando o comprometimento com a população alagoana. No total, 1.018 famílias foram favorecidas diretamente, em 36 municípios atendidos pelo programa estadual. Em cada distribuição, os beneficiários recebem cerca de 1000 alevinos de tilápias para consumo próprio, podendo comercializar o excedente de produção.

Para a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, o Alagoas Sem Fome e a Seagri vêm desenvolvendo ações estratégicas para suprir a insegurança alimentar nos municípios mais suscetíveis à vulnerabilidade social, buscando o fortalecimento da proteção social em Alagoas.

 

“A iniciativa da Seagri é um marco no combate à insegurança alimentar e de grande relevância para o fomento à produção dos alimentos que vão para a mesa das famílias alagoanas. Essa marca só reforça o comprometimento do governador Paulo Dantas com todos os alagoanos. É um trabalho que vem sendo feito com o apoio de parcerias intersetoriais, que resultam positivamente no crescimento econômico, na segurança alimentar das famílias e na geração de renda”, destacou a secretária.

Na região de Piranhas, alguns dos milhares de beneficiários expressaram a sua gratidão e destacaram a importância de participarem do Programa de Distribuição de Alevinos. Selvânio Ormindo da Silva é um pequeno produtor rural no povoado de Piau, em Piranhas, e após ser contemplado com a entrega dos alevinos, compartilhou um pouco sobre a iniciativa.

“É a primeira vez que eu estou criando peixe. Esse programa do governo estadual é muito importante, porque ele ajuda a gente com os recursos para a nossa propriedade. Com a produção das tilápias a gente negocia um pouco, gera a nossa renda e consome também, não é?”, comentou o produtor.

Fonte: Ascom Seagri

Veja Mais

Deixe um comentário