O Rio de Janeiro se prepara para receber os líderes das principais economias do mundo, que participam da Cúpula de Líderes do G20 nos dias 18 e 19 deste mês. Às vésperas da chegada, coordenadores logísticos e responsáveis pela segurança dos eventos já articulam demandas e necessidades de cada chefe de Estado.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, por exemplo, só bebe da água que sua própria comitiva carrega — e no Brasil não será diferente.
Já Xi Jinping, da China, pediu e terá em seu hotel um acesso privado a um pedaço de praia no Rio de Janeiro.
As informações foram noticiadas pelo G1 e confirmadas pela CNN junto a fontes que participam do esquema de segurança na capital fluminense.
As exigências de seguranças são feitas por cada uma das delegações ao Ministério de Relações Exteriores e à Polícia Federal. Estarão no Rio de Janeiro durante o G20 55 comitivas, de 40 países e 15 organizações internacionais.
Biden chega ao Brasil já no domingo (17), mas primeiro desembarca em Manaus, onde visita a floresta Amazônica. Na sequência, no mesmo dia, viaja ao Rio de Janeiro e permanece na capital fluminense até o dia 19.
Já o chefe de Estado chinês viajará ao Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de novembro, em uma visita de Estado. Além de participar da Cúpula do G20, Xi Jinping também terá uma reunião com o presidente Lula no dia 20, no Palácio da Alvorada, em Brasília.