O líder em emplacamentos no segmento de SUVs no Brasil é o Volkswagen T-Cross. No acumulado de janeiro a novembro, foram emplacados mais de 74 mil unidades do modelo, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta terça-feira (4).
Ao contrário da lista geral de vendas, encabeçada pela Fiat Strada, o T-Cross não é líder de emplacamentos por anos a fio. O SUV da VW foi o mais vendido em 2020, 2023 e está na ponta em 2024, perseguido de perto pelo Hyundai Creta.
Em 2021 o Jeep Renegade vendeu mais que todos os outros SUVs no Brasil. Naquele ano, ele esteve em 18,61% mais emplacamentos que o modelo da VW, enquanto em 2022 o líder foi o Chevrolet Tracker com vendas 8,36% maiores que o T-Cross.
Veja a lista dos SUVs mais vendidos até o novembro.
Volkswagen T-Cross: 74.004 unidades;
Hyundai Creta: 62.779 unidades;
Chevrolet Tracker: 61.001 unidades;
Nissan Kicks: 56.060 unidades;
Volkswagen Nivus: 51.357 unidades;
Jeep Renegade: 49.894 unidades;
Toyota Corolla Cross: 44.025 unidades;
Fiat Fastback: 43.754 unidades;
Fiat Pulse: 35.114 unidades;
Caoa Chery Tiggo 7: 28.052 unidades.
Vendas de novembro
No mês a mês, o SUV da Volkswagen dominou as vendas a partir de abril de 2024, e manteve o topo do pódio desde então. A diferença de vendas entre ambos é de 17,87% emplacamentos a mais para a Volkswagen.
Neste mês, o T-Cross foi o primeiro colocado e ampliou a diferença, pois vendeu 55% mais unidades que o Creta, que ficou na terceira posição nas vendas de novembro.
Veja abaixo a lista mensal.
Volkswagen T-Cross: 9.468 unidades;
Chevrolet Tracker: 6.311 unidades;
Hyundai Creta: 6.082 unidades;
Volkswagen Nivus: 5.293 unidades;
Jeep Renegade: 4.593 unidades;
Nissan Kicks: 4.310 unidades;
Fiat Fastback: 4.023 unidades;
Toyota Corolla Cross: 4.008 unidades;
Caoa Chery Tiggo 7: 3.392 unidades;
Fiat Pulse: 3.188 unidades.
Sucesso dos SUVs
O segmento dos SUVs é dominante no Brasil, com 47,91% de todos os carros zero km vendidos no ano.
O sucesso dos SUVs vem desde meados de 2020, quando ultrapassaram o total de emplacamentos dos hatches pequenos, como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo.