O Brasileirão 2024 está definido. Na tarde deste domingo (08), 10 jogos foram realizados de forma simultânea pela 38ª e última rodada da competição nacional, que definiram as últimas disputas do torneio. Líder no início da rodada, o Botafogo confirmou o tricampeonato nacional, enquanto o último rebaixado foi o Athletico-PR.
A rodada ainda definiu o Bahia como o último classificado para a Copa Libertadores 2025 e os clubes que disputarão a Copa Sul-Americana na próxima temporada.
É CAMPEÃO!
Com gols de Savarino e Gregore, o Fogão voltou a erguer a taça do Campeonato Brasileiro após 29 anos. A confirmação do tricampeonato, porém, teve emoções. O time carioca chegou a ver o São Paulo empatar a partida no segundo tempo, mas Gregore, expulso na final da Libertadores, deu a volta por cima e garantiu a vitória por 2 a 1 sobre o Tricolor paulista.
A disputa, porém, não foi tão acirrada. No Allianz Parque, o Palmeiras viu Kevin Serna marcar o único gol do duelo contra o Fluminense, e foi derrotado pelos cariocas na batalha final. O Botafogo terminou a competição com 79 pontos, contra 73 do Verdão. Já o Flu, que se livrou do rebaixamento, foi a 46, pulou para o 13° lugar, e jogará a Sul-Americana em 2025.
ADEUS, SÉRIE A
O alívio tricolor deu lugar à tristeza rubro-negra. Na Arena MRV, o Athletico-PR foi superado por 1 a 0 pelo Atlético-MG com gol de Rubens, e nem mesmo com o “pacto”, conseguiu se livrar do rebaixamento. O time paranaense terminou a competição com 42 pontos e se juntou a Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá na Série B 2025. Já o Galo foi a 47, no 12° lugar, e confirmou sua vaga na Sul-Americana.
A queda do Furacão só foi possível devido à expressiva vitória do Red Bull Bragantino sobre o já rebaixado Criciúma. No Nabi Abi Chedid, o Toro Loko bateu os catarinenses por 5 a 1 e foram a 44 pontos, se salvando na 16ª colocação. Juninho Capixaba, Vinicinho, Eduardo Sasha, Henry Mosquera e John John fizeram os gols paulistas.
NA LIBERTA!
Enquanto o choro foi de tristeza pra uns, para o torcedor do Bahia, as lágrimas foram de extrema felicidade. Em uma Arena Fonte Nova lotada, o Tricolor superou o já rebaixado Atlético-GO por 2 a 0, com gols de Thaciano e Luciano Rodríguez, e garantiu seu retorno à Libertadores após 35 anos.
O resultado levou o Bahia a 53 pontos, garantindo a oitava colocação e uma vaga na Pré-Libertadores na próxima temporada. A última vez que o time nordestino havia disputado a competição foi em 1989, quando foi eliminado nas quartas de final pelo Internacional. Do outro lado, o Atlético-GO termina o Brasileirão na vice-lanterna, com 30.
MAIS JOGOS
Quem também terminou o campeonato com 30 pontos, mas na última colocação devido ao número de vitórias (7 a 6) foi o Cuiabá. Na Arena Pantanal, o Dourado foi derrotado pelo Vasco por 2 a 1, com dois gols de Vegetti, que garantiu o Gigante da Colina em 10° lugar, com 50 pontos.
Logo acima, com 52, ficou o Cruzeiro, que com gol de Tevis, bateu o Juventude por 1 a 0 no Alfredo Jaconi. Com a derrota, os gaúchos pararam em 45, em 15°, e ficaram fora da Sul-Americana devido à diferença no número de vitórias em relação ao Grêmio (12 a 11), que foi derrotado por 3 a 0 pelo Corinthians, em Porto Alegre. Yuri Alberto, Charles e Memphis Depay fizeram para o Timão, sétimo colocado, com 56.
O único empate da rodada aconteceu no Maracanã. Na despedida de Gabigol, o rubro-negro ficou no 2 a 2 com o Vitória e ficou em terceiro lugar, com 70, enquanto o Leão fechou o Brasileirão em 11°, com 47. Além de Gabi, Ayrton Lucas fez para o Mengão, enquanto Janderson e Alerrandro, artilheiro do campeonato junto de Yuri Alberto, marcaram para os baianos.
Na disputa pelo quarto lugar, no Castelão, o Fortaleza bateu o Internacional por 3 a 0 com gols de Tinga e Moisés, duas vezes, e fechou o G4 com 68 pontos, contra 65 do Colorado, em quinto.