A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) apareceu entre os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, divulgado pela Embratur, na última quarta-feira (4), que contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo do país.
A premiação tem o objetivo de valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país. Foram 19 estados participando e mais de 200 iniciativas, com Alagoas conquistando o segundo lugar. Trata-se de uma realidade no destino, em trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Setur.
Para Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo de Alagoas, uma premiação importante, não só para o destino, mas para o país de uma forma geral, já que o intuito é incentivar que todos os estados e empresas tenham, cada vez mais, práticas sustentáveis em relação às atividades turísticas.
“Orgulho da nossa equipe, do trabalho que estamos realizando, com todo apoio que recebemos do Governo de Alagoas. Pensamos sempre em abordagens que valorizem e fomentem práticas sustentáveis e, de certa forma, também podemos influenciar turistas que chegam de destinos nacionais e internacionais a adotarem durante sua estadia. Sem dúvidas, fortalece o estado no cenário mundial, atraindo cada vez mais investimentos, nos consolidando como referência”, disse a secretária.
Vencedores alagoanos
Alagoas teve vencedores nos Eixo Ambiental, como o Nosso Mangue, Grupo Amarantes, Usina Santo Antônio, Associação Peixe-Boi, Eco Pousada Paraíso dos Coqueiras, Anttunina Pousada e Spa. No Eixo Social, os vencedores foram Anttunina Pousada e Spa, Muquém, Pousada Barra Velha, Rota Indígena, Reserva Palateia e Ilha do Ferro. Já no Eixo Governança, Rota da Cachaça, Associação Peixe-Boi, Oceano Mar Turismo, Grupo Amarantes e Praia do Patacho foram os vencedores.
ESG: premiação
A sigla ESG significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), e tem relação com a forma que as empresas adotam práticas que reduzam seus impactos ambientais, promovam uma sociedade mais justa e responsável.
Os vencedores do prêmio, divulgado na última quarta, irão receber benefícios institucionais e empresariais, como: consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG, participação em campanhas de marketing e a criação de um Comitê ESG.