Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas apresenta Operação Verão 2025

Ações reforçam a prevenção e a fiscalização no período de 1º de dezembro a 5 de março

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) apresentou, na manhã desta quinta-feira (12), as ações da Operação Verão 2025. A missão tem como objetivo reforçar as práticas de prevenção e fiscalização em Alagoas no período de 1º de dezembro de 2024 a 5 de março de 2025. As medidas foram detalhadas durante uma coletiva de imprensa realizada no auditório do Quartel de Comando Geral (QCG), no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

Ascom CBMAL

Coletiva de imprensa detalha ações da Operação Verão

A Operação Verão foi idealizada devido ao aumento significativo de acidentes relacionados a salvamentos aquáticos e incêndios em vegetação, que se intensificam com a chegada do verão e da alta temporada. Considerando o crescimento no fluxo de turistas e moradores em praias, rodovias e outros pontos estratégicos do estado, o CBMAL integrou suas diretorias e batalhões para fortalecer as ações preventivas e aprimorar as respostas às emergências, priorizando a segurança da população.

O plano da operação foi estruturado com base em dados históricos que apontaram tendências de aumento das ocorrências, permitindo o planejamento de medidas preventivas e corretivas para minimizar os impactos. A estratégia incluiu uma análise detalhada das principais atividades operacionais realizadas em anos anteriores, com destaque para salvamentos aquáticos e incêndios em vegetação, especialmente nas áreas litorâneas e na Zona da Mata, que apresentam maior incidência desses incidentes.

O momento contou com a presença do comandante-geral Sérgio André Verçosa, da assessora de Imprensa Viviane Suzuki e do comandante do Comando Operacional de Bombeiros (COB), Roberto Wanderley.

O comandante-geral do CBMAL, Coronel Sérgio André Verçosa, ressaltou a relevância da operação para garantir o bem-estar da população.  “A Operação Verão 2025 vem demonstrando o nosso poder operacional em oferecer serviços ao cidadão alagoano e também aos turistas. Estamos trazendo informações para que nossos cidadãos e visitantes tenham tranquilidade e segurança para aproveitar os dias de descanso e férias aqui no estado de Alagoas. A operação já foi iniciada e deve se estender até 5 de março, após o Carnaval. É uma operação extensa que demandará um esforço redobrado da corporação, mas estamos prontos para mais esse desafio que o serviço público irá enfrentar”, enfatizou.

O comandante do COB, tenente coronel Roberto Wanderley, destacou a ampliação da cobertura dos postos de guarda-vidas em áreas estratégicas. “No final da Ecovia Norte, começamos a atuar em uma praia que, historicamente, não era muito frequentada. Agora, já temos postos de guarda-vidas funcionando aos finais de semana e feriados, reforçando a segurança nesta região. Na praia de Cruz das Almas, decidimos ampliar a estrutura e instalar um posto fixo. Já na Barra de São Miguel e no Gunga, a segurança foi reforçada devido aos riscos que surgem em períodos de maré cheia”, explicou.

O tenente coronel também destacou a atuação no interior do estado. “No interior, o destaque vai para Maragogi, que tem experimentado um crescimento turístico exponencial, especialmente com a chegada do novo aeroporto. As praias de Antunes, do Centro e de Barra Grande, os pontos mais visitados da cidade, agora contam com cobertura total dos nossos guarda-vidas, garantindo segurança tanto para os moradores quanto para os turistas”, completou.

A assessora de Comunicação do CBMAL, tenente coronel Viviane Suzuki, reforçou o compromisso da corporação com a conscientização da população. “A nossa função principal é reduzir os índices de ocorrência durante este período. Muitas vezes, a falta de atenção a itens básicos de segurança contribui para esses incidentes, e é isso que viemos reforçar. Enquanto Assessoria de Comunicação, estaremos divulgando regularmente vídeos orientativos e ações do Corpo de Bombeiros para fortalecer essa conexão com a sociedade e com a imprensa alagoana. Nosso objetivo é reforçar a missão de salvar vidas, aproximando a instituição da comunidade por meio de iniciativas preventivas e comunicativas, essenciais neste período”, concluiu.

Fonte: Ascom CBM/AL

Veja Mais

Deixe um comentário