Fifa sorteio grupos das eliminatórias da Uefa para a Copa do Mundo de 2026

A Fifa definiu nesta sexta-feira (13) os grupos das eliminatórias da Uefa para a Copa do Mundo de 2026. O evento aconteceu em Zurique, na Suíça, e detalhou as chaves da competição que será disputada entre março e novembro de 2025.

Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e Suíça são os cabeças-de-chave. Foram sorteados 12 grupos de quatro ou cinco seleções.

Os vencedores de cada um dos grupos garantem vaga automática ao Mundial de 2026.

Ainda haverá uma repescagem em março de 2026 para a definição de outras quatro vagas, que contarão com 16 seleções: os 12 segundos colocados da fase de grupos e os quatro vencedores dos grupos da Nations League mais bem ranqueados e que não se classificaram diretamente para a Copa do Mundo da FIFA como vencedores das chaves nas eliminatórias.

Com o aumento de seleções na próxima edição do Mundial, em 2026, a Uefa passou a contar com 16 classificadas.

Quem pegou uma verdadeira “pedreira” foi a Albânia, comandada pelo brasileiro Sylvinho. A sensação da última Euro foi sorteada para o grupo K e enfrentará Inglaterra e Sérvia.

Veja os grupos das eliminatórias da Uefa para a Copa do Mundo de 2026

Grupo A

Vencedor do QF4 (Alemanha x Itália)

Eslováquia

Irlanda do Norte

Luxemburgo

Grupo B

Suíça

Suécia

Eslovênia

Kosovo

Grupo C

Perdedor de QF3 (Portugal x Dinamarca)

Grécia

Escócia

Belarus

Grupo D

Vencedor do QF2 (França x Croácia)

Ucrânia

Islândia

Azerbaijão

Grupo E

Vencedor do QF1 (Espanha x Holanda)

Turquia

Geórgia

Bulgária

Grupo F

Vencedor do QF3 (Portugal x Dinamarca)

Hungria

Irlanda

Armênia

Grupo G

Perdedor do QF1 (Espanha x Holanda)

Polônia

Finlândia

Lituânia

Malta

Grupo H

Áustria

Romênia

Bósnia e Herzegovina

Chipre

San Marino

Grupo I

Perdedor do QF4 (Alemanha x Itália)

Noruega

Israel

Estônia

Moldávia

Grupo J

Bélgica

País de Gales

Macedônia do Norte

Cazaquistão

Liechtenstein

Grupo K

Inglaterra

Sérvia

Albânia

Letônia

Andorra

Grupo L

Perdedor do QF2 (França x Croácia)

República Tcheca

Montenegro

Ilhas Faroé

Gibraltar

Quais foram a ‘travas’ definidas para o sorteio?

Classificação na Nations League: as 24 melhores equipes participantes das rodadas 7 e 8 da Uefa Nations Leaguge de 2024–25 serão sorteadas em grupos com apenas quatro equipes (Grupos A–F).

Esta lista inclui: 1º, 2º e 3º times classificados na Liga A, 2º e 3º classificados na Liga B e 2º classificados na Liga C. Consequentemente, os seis grupos com cinco equipes serão compostos pelas 30 equipes restantes.

Conflitos proibidos: Por razões políticas, as partidas entre os seguintes times serão considerados confrontos proibidos, não podendo ser sorteados para o mesmo grupo: Kosovo–Bósnia e Herzegovina, Kosovo–Sérvia, Kosovo–Rússia, Rússia–Ucrânia e Belarus–Ucrânia.

Além disso, Armênia–Azerbaijão e Gibraltar–Espanha serão identificados como confrontos proibidos, mas os times do primeiro par estavam no mesmo pote para o sorteio, enquanto os times do último par foram restritos a grupos de tamanhos diferentes com base nos potes e condições do sorteio.

Locais de inverno: No máximo duas equipes cujos locais serão identificados como de alto ou médio risco de condições severas de inverno poderão ser colocadas em cada grupo: Bielorrússia, Estônia, Ilhas Faroé, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Ucrânia.

Os dois “locais de inverno rigoroso” (Ilhas Faroé e Islândia) geralmente não podem sediar jogos em março ou novembro e, portanto, não podem ser sorteados juntos; os outros devem jogar o mínimo possível de partidas em casa em março e novembro.

Viagens excessivas: No máximo uma dupla de equipes será identificada com distância de viagem excessiva em relação a outros países, podendo ser colocadas em cada grupo:

Azerbaijão: com Islândia, Gibraltar, Portugal.

Islândia: com Armênia, Chipre, Geórgia, Israel.

Cazaquistão: Inglaterra, França, Gibraltar, Islândia, Malta, Irlanda do Norte, Portugal, República da Irlanda, Escócia, Espanha, País de Gales.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário