URS Antônio de Pádua intensifica prevenção ao câncer de pele nesta quarta-feira (18)

Em ação alusiva ao Dezembro Laranja, usuários que apresentem manchas na pele poderão fazer consulta dematológica e receber orientações sobre tratamento

Buscando alertar a população sobre como prevenir o câncer de pele e os riscos da exposição solar excessiva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando o serviço de consultas dermatológicas em unidades de saúde de Maceió. A iniciativa da Coordenação Geral de Atenção Especializada da SMS faz parte das ações alusivas à campanha Dezembro Laranja, mês de prevenção contra o câncer de pele.

Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Campanha Dezembro Laranja alerta sobre os riscos do câncer de pele

E nesta quarta-feira (18), a partir das 13h, a ação será realizada na Unidade de Referência em Saúde (URS) Dr. Antônio de Pádua, localizada no Petrópolis. Na oportunidade, a unidade vai disponibilizar atendimento médico, palestras na sala de espera, atendimento psicológico e dermatológico.

Para realizar a consulta, o usuário precisa se dirigir previamente à unidade com um documento de identificação e o cartão SUS para realizar o agendamento do serviço. Além disso, é necessário que o usuário apresente manchas/sinais que aumentaram de tamanho e/ou mudaram de cor e não cicatrizaram.

Dezembro Laranja

No Brasil, o mês de dezembro é o indicativo de dias com sol mais intenso e calor em razão do início do verão. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e outras entidades de saúde intensificam a campanha de conscientização sobre o câncer de pele por meio do Dezembro Laranja.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário