O Cruzeiro confirmou nesta segunda-feira (23) a primeira contratação de renome para a temporada 2025. Quem chega ao clube é Dudu, atacante de 32 anos que estava livre desde que rescindiu contrato com o Palmeiras.
Revelado na própria Raposa, ele volta ao clube após mais de 13 anos. Saiu em 2011 vendido ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e depois rodou por Grêmio, Palmeiras e Al Duhail, do Qatar.
Dudu assinou contrato até o fim de 2027 com o Cruzeiro, clube pelo qual ele já poderia ter atuado na temporada passada. Em junho de 2024, o atacante até chegou a ser anunciado pela equipe mineira, mas desistiu desistiu da negociação por causa da pressão de torcidas organizadas do Palmeiras.
Sem muitas chances no Allianz Parque depois da saída frustrada, o antigo camisa 7 alviverde encerrou a passagem pelo clube com apenas 19 jogos no ano, nenhum gol e zero assistência.
Revelado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu foi vendido ao Dínamo, da Ucrânia, em 2011, mas retornou ao Brasil três anos depois para defender o Grêmio. Em 2015, após negociar com Corinthians e São Paulo, foi comprado pelo Palmeiras e se tornou a grande figura da “Era Crefisa”.
Dudu foi protagonista nas conquistas do Brasileirão de 2016, 2018 e 2022, além de participar do bicampeonato da CONMEBOL Libertadores em 2020 e 2021, entre outros títulos. Durante o período, ele teve uma breve saída para o Duhail, em 2020, mas depois retornou em 2021.
No Cruzeiro, o atacante trabalhará pela primeira vez com o técnico Fernando Diniz e deve em breve receber outros novos companheiros. Até aqui, a Raposa fechou com os meio-campistas Christian, do Athletico-PR, e Rodriguinho, além de ter negociações adiantadas com Bolasie, ex-Criciúma, e também Gabigol, livre após deixar o Flamengo.
Logo no anúncio, o clube mineiro já confirmou que Dudu utilizará a camisa 7, a mesma que vestia nos tempos de Palmeiras.