Uma falta de energia que atinge a captação de água bruta, situada no Rio São Francisco, em Traipu, e a estrutura de bombeamento conhecida como booster, prejudica, nesta quinta-feira (26), o fornecimento de água para os bairros da parte alta de Arapiraca, além das cidades de Craíbas e Igaci, na região Agreste.
A Equatorial Alagoas, responsável pela rede elétrica, já foi acionada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e pela Agreste Saneamento que, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), operam o Sistema Adutor do Agreste (SAA).
Enquanto o fornecimento elétrico não é reativado, o SAA segue inoperante. Tão logo o serviço seja restabelecido, os equipamentos voltarão a operar, porém, a distribuição de água aos moradores será regularizada gradativamente, tendo em vista o tempo necessário para pressurização das adutoras, redes de distribuição e recuperação de nível dos reservatórios.
Sobre o ocorrido, a Equatorial enviou uma nota, que segue abaixo.
Nota de esclarecimento:
Sobre relato de falta de energia nas unidades de captação Traipu e Booster da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), registrado na tarde desta quinta-feira (26) e que afeta o abastecimento de água na cidade de Arapiraca e Craíbas, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas já foram mobilizadas para verificar a situação e restabelecer o fornecimento de energia elétrica o mais brevemente possível.
Pão de Açúcar
Técnicos da Casal trabalham, nesta quinta-feira (26), na manutenção de uma adutora de 150 milímetros de diâmetro situada em Pão de Açúcar. A tubulação abastece o reservatório Torre de Babel, operado pela concessionária Águas do Sertão para atender aos moradores da parte alta da cidade. A previsão é de que até o final da tarde de hoje o serviço seja concluído pela Companhia.