Uma ação da Operação Línguas Sujas, realizada nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), identificou transbordo de esgoto em grande volume em um poço de visita da rede administrada pela BRK Ambiental, na Mangabeiras, em via de acesso à Avenida Comendador Gustavo Paiva.
No local, as equipes flagraram um grande volume de água contaminada adentrando de forma irregular a rede de drenagem pluvial e sendo direcionada ao mar. A prática, que é proibida pelo Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96), configura crime ambiental e compromete a balneabilidade das praias, prejudicando a biodiversidade e um dos principais atrativos turísticos de Maceió.
Diante da gravidade da situação, a Prefeitura de Maceió acionou a BRK Ambiental e pediu urgência no reparo do problema, uma vez que o despejo pode causar graves danos tanto ao meio ambiente marinho quanto à estrutura física da rede de drenagem
A BRK Ambiental será autuada pela prática ilegal, que configura crime ambiental de acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96). O lançamento de esgoto na rede de drenagem pluvial é proibido por lei e causa sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação das águas marinhas e a ameaça à biodiversidade local.