As datas foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em portaria publicada no Diário Oficial de Maceió de sexta-feira, 27 de dezembro de 2024.
A distribuição de vagas será feita observando a disponibilidade física de cada unidade de ensino e o tipo de atendimento prestado, prevalecendo a seguinte ordem de prioridade: alunos com deficiência; ter irmãos na escola selecionada em uma das três opções; e idade para a etapa/ano, tendo o estudante mais novo prioridade sobre o mais velho.
A pré-matrícula online consiste no preenchimento de formulário eletrônico, no qual os estudantes (caso sejam maiores de idade ou emancipados), pais ou responsáveis devem informar alguns dados, e selecionar até três opções de unidades escolares, preferencialmente próximas de suas residências.
Os interessados também podem procurar presencialmente as unidades de ensino, que auxiliarão a comunidade no processo de pré-matrícula online.
Para a realização da pré-matrícula online, são necessárias as seguintes informações:
I. Nome completo da criança/estudante;
II. Data de nascimento;
III. Sexo;
IV. Endereço completo, inclusive o CEP e código de acordo com a
conta de energia;
V. Telefone para contato;
VI. Endereço de e-mail (se possuir);
VII. Nome da filiação 1 e 2;
VIII. Nome do responsável legal;
IX. CPF do responsável legal;
X. Declarar se é pessoa com deficiência;
XI. Rede Escolar de origem;
XII. Ano/etapa/período pretendido;
XIII. Escolher os turnos em que deseja ser matriculado;
XIV. Selecionar até três opções de escola.
Matrículas e lista de suplência
Passado o período de pré-matrícula, as matrículas serão realizadas presencialmente, na unidade onde o aluno foi alocado, de 28 a 31 do mesmo mês. Caso o candidato não compareça à unidade de ensino selecionada no período da confirmação da matrícula, perderá automaticamente a vaga.
A Semed divulgará, de 03 a 07 de fevereiro, a lista de suplência para as escolas nas quais as demandas por vagas para determinados anos ou etapas forem maiores que a oferta.
A coordenadora técnica de Informação e Estatística Educacional da Semed, Maria Elias, alerta aos pais e responsáveis atenção aos prazos para realização da pré-matrícula e para a confirmação da matrícula, e explica o funcionamento da lista de suplência:
“O estudante que não for alocado em nenhuma das opções inseridas no formulário entrará na lista de vagas remanescentes, ou seja, conforme for surgindo vaga nas escolas, vamos chamando quem tiver nessa relação, obedecendo a ordem da lista, de acordo com o ano, a etapa, e o período”.
Calendário escolar e rede municipal
O ano letivo 2025 será no dia 10 de fevereiro de 2025 para as unidades de ensino que concluíram o ano letivo 2024 até 30 de dezembro de 2024. As demais unidades terão o calendário escolar com início de ano letivo 2025, após os 30 dias de férias do corpo docente.
Já o recesso escolar será de 20 de junho a 04 de julho de 2025. A portaria com as orientações para o calendário foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial de Maceió do dia 27 de dezembro.
Hoje, a Prefeitura de Maceió possui uma rede de ensino com 157 unidades escolares, sendo 60 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), popularmente conhecidos como creches, e 91 Escolas de Ensino Fundamental, atendendo, ao todo, cerca de 58 mil estudantes.
Dessas 157 unidades, somente o Centro Municipal de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEI-RP) Cláudia Maria da Silva Brasil, localizado no Conjunto Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária, não abrirá vagas, uma vez que o CMEI (Gigantinho) foi aberto à comunidade neste mês de dezembro.