Um vídeo mostra um policial militar dando um chute nas costas de um motoqueiro em Itapevi, na Grande São Paulo. O impacto da agressão o derruba da moto.
Ele estava junto de um outro homem, que também estava numa moto e aparece, momentos antes, provocando os agentes. O registro é do Natal, mas foi divulgado na terça-feira (31) por um portal de notícias da cidade.
👉 O caso se soma a outros de brutalidade policial que vieram à tona recentemente e colocaram em xeque o modelo de segurança adotado pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Diante da crise na área, o governador mudou a sua postura e reconheceu que estava errado ao criticar o uso das câmeras nas fardas de policiais. A repercussão negativa respingou na sua gestão: uma pesquisa Quaest mostrou uma piora na avaliação da atuação do governo estadual na área da segurança pública.
Como foi a agressão
Inicialmente, o vídeo mostra esse homem — de camiseta branca, cabelo descolorido e sem capacete — mostrando o dedo do meio para policiais que estavam a alguns metros de distância, na Avenida Pedro Paulino, enquanto acelerava a moto.
Pouco depois, outro rapaz — também de moto e sem capacete — aparece na imagem.
Ele estava acelerando e não percebe a aproximação de um policial militar, que dá um chute nas costas e o derruba.
PM é flagrado dando chute nas costas de motoqueiro em Itapevi, na Grande SP — Foto: Reprodução/Itapevi News Oeste
O homem consegue se levantar, mas leva mais um chute do PM. Na sequência, ele é cercado por outros policiais.
O que diz o governo
A Secretaria da Segurança Pública disse que a abordagem não condiz com os protocolos da Polícia Militar e que as imagens são analisadas para que os agentes sejam identificados e, depois, tomar as medidas cabíveis.
A Corregedoria da PM também está à disposição para receber e investigar todas as denúncias.