Alerta de fake news: vídeos de onças não foram gravados em Alagoas

IMA informa que registro foi feito na zona rural do município de Inhapim, em Minas Gerais

Circulam nas redes sociais desde essa quarta-feira (08) dois vídeos que mostram onças supostamente avistadas em municípios alagoanos do Litoral Norte do estado. As imagens, porém, foram analisadas por técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), que constataram que o registro foi feito na zona rural do município de Inhapim, em Minas Gerais, e não em território alagoano.

O IMA ressaltou que a onça-parda e a onça-pintada são os grandes felinos da fauna silvestre, com ocorrência em diferentes biomas. No entanto, não há registros da presença dessas espécies no estado de Alagoas.

“Não existem condições ambientais em Alagoas para a ocorrência de onças-pintadas, sendo necessário esclarecer que essas imagens não têm relação com o estado”, esclareceu a médica veterinária e consultora do IMA, Pérola Marques.

Veja os vídeos compartilhados nas redes sociais:

O IMA reforçou que em caso de visualização de animais silvestres, os órgãos ambientais competentes devem ser informados imediatamente. Instituições como o IMA, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o IBAMA possuem equipes capacitadas para lidar com esses casos, garantindo a segurança tanto da população quanto dos próprios animais.

Essas medidas ajudam a evitar a disseminação de informações falsas e a promover a preservação da fauna brasileira, destaca o IMA.

A prefeitura do município da Barra de Santo Antônio também já havia emitido nota de esclarecimento negando que o registro havia sido feito na cidade. Confira:

Nota de esclarecimento prefeitura da Barra de Santo Antônio

Veja Mais

Deixe um comentário