Sesau orienta população sobre prevenção e cuidados com a leptospirose durante o período chuvoso

Doença é transmitida através de contato com água contaminada pela urina do rato infectado pela bactéria leptospira

População deve evitar o contato com água de enchentes e inundações | Foto: Marco Antônio e Carla Cleto

Com a proximidade do fim do verão e início do período de chuvas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça junto à população os cuidados e riscos do contágio por leptospirose. Para não contrair a doença, é necessário evitar contato com a água de enchentes e do esgoto, bem como, do transbordamento de rios e córregos, que pode estar contaminada com a urina de ratos infectados pela bactéria Leptospira.

Em casos em que o contato com água com suspeita de contaminação seja extremamente necessário, é imprescindível usar botas, capas e luvas de borracha.

O secretário estadual de saúde,  Gustavo Pontes de Miranda, lembrou ainda que o uso de água tratada, tanto para ingestão, quanto para higienização dos alimentos, é uma boa medida de prevenção a ser tomada. “Os alimentos devem ser lavados com água limpa, potável e, se preciso, é necessário usar o hipoclorito de sódio, que é distribuído mensalmente para os municípios”, enfatizou.

 

Sintomas

Os sintomas da leptospirose são similares aos da gripe, incluindo dores de cabeça, febre e dor muscular, podendo evoluir para icterícia. A doença também apresenta manchas na pele, além do escurecimento da urina, devido a problemas renais.

 

Onde procurar atendimento – Em casos de suspeita da doença, deve-se procurar uma unidade de saúde mais próxima. “Em casos mais leves, pode-se procurar as Unidades Básicas de Saúde e, nas situações de maior gravidade, é necessário se dirigir às UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, reforçou o gestor da pasta estadual de saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário