A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu entre nordestinos e eleitores que votaram em Lula no segundo turno da eleição presidencial de 2022, segundo levantamento do instituto PoderData divulgado nesta quarta-feira (29).
A pesquisa aponta que 51% dos nordestinos aprovam o governo Lula, ante 43% que o desaprovam. Esse é o maior índice de rejeição na região desde o início do terceiro mandato de Lula à frente da Presidência da República, em janeiro de 2023 (veja os detalhes no gráfico abaixo).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL
Foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 25 e 27 de janeiro em todas as unidades federativas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
Na eleição presidencial de 2022, Lula obteve 69,34% dos votos válidos no Nordeste, tradicional reduto petista.
LULISTAS
A desaprovação ao governo petista também avançou entre os eleitores que optaram por Lula ao invés de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022, atingindo 23% (ante 18% em dezembro passado).
O índice de aprovação ao governo Lula neste estrato recuou cinco pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, saindo de 78% para 73%.