Defensoria Pública assegura convocação de candidata prejudicada por erros em seleção pública

Mulher foi aprovada em um processo seletivo simplificado promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc), no município de Arapiraca

Concurso público | Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) garantiu a convocação de uma cidadã prejudicada por falhas em um processo seletivo simplificado. A Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (Seduc) realizou a seleção no ano de 2024, no município de Arapiraca. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (30).

Segundo a defensora pública Bruna Cavalcante, a assistida foi inicialmente classificada na 55ª posição para o cargo ao qual se inscreveu. No entanto, após diversas alterações, ela foi rebaixada para a 454ª posição, sem qualquer justificativa legal.

Diante disso, o órgão interveio, solicitando esclarecimentos à 5ª Gerência Regional de Educação, que reconheceu a falha como decorrente de problemas no sistema. A pontuação da candidata foi corrigida, e ela foi reposicionada na 39ª colocação. Ainda assim, outro candidato foi convocado em seu lugar.

Diante da situação, a Defensoria Pública acionou a Justiça para assegurar a convocação da assistida. O pedido foi acolhido pelo Judiciário, que concedeu tutela de urgência e determinou ao Estado que realizasse a convocação no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

Veja Mais

Deixe um comentário